50 anos do Grupo S. Paulo

No âmbito das comemorações do seu 50º aniversário, o Grupo S. Paulo da Cruz (GSPC) e a Padela Natural-Associação Promotora realizaram um “Peddy Paper” cultural.

A manhã de 17 de Abril apresentou-se diferente da tempestiva e chuvosa madrugada, o sol e céu azul convidavam à prática de actividades ao ar livre, por essa razão a população aderiu em número significativo ao evento proposto. Cerca das 9 horas os participantes concentraram-se junto à sede do referido grupo, receberam as elucidações e as regras para a “Caça ao Tesouro”, munidos das instruções e questões sobre a prova desportiva e cultural, as equipas fizeram-se ao caminho, percorrendo a meia encosta da Padela, passando pelo Largo da Capela de N. S. Conceição, Capela Santa Ana e Mosteiro, estrada medieval, Ponte de Lourido, Capela do Espírito Santo e terminando no ponto de partida. Em todo o trajecto os participantes foram surpreendidos com questões sobre o património cultural da região, mas foi visível a alegria e empenho de todas as equipas, tanto a percorrer as diversas localidades, como também a tentar dar as respostas certas às diversas perguntas. Após a chegada da última equipa o “júri” apresentou a classificação, mas os aplausos foram unânimes no entusiasmo desde o último classificado até ao primeiro, o palco improvisado foi ocupado por todas as equipas para receberam os mais que merecidas felicitações. Queremos destacar e louvar a participação de uma equipa de EMRC da escola de S. Julião de Freixo, que se fez representar com diversos alunos e uma docente, mostrando que a distância não impede a cooperação com as actividades culturais e desportivas.

O Notícias de Barroselas acompanhou de perto a prova, constatou que a alegria, empenho e entusiasmo dos participantes e organizadores merecem apreço e admiração, sugerindo até uma nova prova durante este ano. Parabéns ao GSPC pelo seu aniversário, pela sua missão cultural e desportiva na região, que tão bem tem desempenhado desde 1966, também à Padela Natural pela excelente condução da prova e a todos os participantes.

Arnaldo Costa Pereira, correspondente do jornal Notícias de Barroselas

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *