Festa de S. Gabriel

Nos dias 4 e 5 de Março, em Terras de Santa Maria da Feira, aconteceu a Festa de S. Gabriel de N. S. Dores, padroeiro da Juventude Passionista. Este ano sob o tema: Magnífico! Que fazer? «O Senhor fez em mim maravilhas.» (Lc 1, 49), passagem bíblica que o Papa Francisco escolheu como mote para as Jornadas Diocesanas da Juventude de 2017 e que fazia ainda mais sentido nos 100 anos das aparições de Nossa Senhora em Fátima. O tema está também ligado ao conteúdo das reuniões de formação que se orientam no DoCat, sobre a Doutrina Social da Igreja.

O encontro começou num lindo Sábado de sol, com o acolhimento e um bootcamp da Marinha, por intermédio do Sr. Capelão e sob orientação de 3 Cadetes a quem muito agradecemos.

Depois do “arranhar”, começou-se a “encher de graça”, retemperando as energias com um lanche. Seguiu-se uma dinâmica para preparar a acção de graças, que é a Eucaristia, e foi-se “aumentar a graça” no jantar.

Ao princípio da noite, começou “na mesma casa”, a iniciativa ecuménica orientada pela Hillsong Portugal, Campus Grande Porto. Evangelizando através da música, esta comunidade evangélica partilhou a mesma fé em Cristo.

Seguiu-se um “café com Maria”, onde o ambiente de intimidade favoreceu a escuta de boa música, acompanhada de uma surpresa: os parabéns ao aniversariante P. Alessandro Cancelli, Passionista, que acompanhava um grupo de jovens, provenientes do norte de Itália.

No Domingo, dia 5, o dia começou com “mais graça” para aqueles que se inscreveram nas refeições conjuntas, através do pequeno-almoço. Seguiu-se a Acção de Graças, por excelência, onde os jovens foram convidados a olhar para S. Gabriel como alguém que conseguiu ultrapassar as tentações da vida e a dizer sim ao convite de Jesus.

Depois de estar “Cheiinhos de Graça” com o almoço, deu-se início ao Sarau Cultural que fez 25 anos, com a participação de 9 grupos que apresentaram uma performance sobre o tema do encontro. O vencedor foi a Célula Bússola que ganhou uma semana em Taizé para um dos elementos participantes.

No final, ficou a alegria de um sorriso cansado mas feliz :)!

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *