beato lourenco salviO beato Lourenço Maria de São Francisco Maria Xavier Salvi, nascido em Roma no dia 30 de Outubro de 1782, morreu em Capranica, na Itália, no dia 12 de Junho de 1856.

Professou a Regra passionista em 20 de Novembro de 1802 e foi ordenado sacerdote no dia 29 de Dezembro de 1805. Foi um superior diligente.

Seguiu os passos do Fundador, S. Paulo da Cruz, pela sua actividade missionária itinerante e pelo apostolado incansável da Infância de Jesus, difundindo esta devoção por toda a parte com a palavra, com o exemplo e com numerosos escritos.

Os seus restos mortais são venerados na igreja passionista de S. Miguel Arcanjo de Vetralla, na Itália.

Foi beatificado pelo Papa João Paulo II a 1 de Outubro de 1989.

beato eugenio bossilkovO Beato Eugénio Bossilkov, Bispo Passionista, nasceu em Belene, na Bulgária, a 16 de Novembro de 1900.

Educado desde os onze anos nos Seminários Passionistas da sua pátria, Oresc e Russe, foi enviado depois para as Casas Passionistas da Bélgica e da Holanda, com a finalidade de acabar os estudos. Fez o Noviciado em Ere, na Bélgica, onde adoptou o nome de Eugénio do Sagrado Coração. Concluídos os estudos teológicos, foi ordenado sacerdote a 25 de Julho de 1926. A seguir rumou até Roma; em 1932 doutorou-se em Teologia, no Pontifício Instituto Oriental. Regressou à Bulgária em 1933.

Depois de vários anos de serviço pastoral, como pároco em Russe e Badarski-Gheran, foi consagrado Bispo de Nicópolis em 1947.

Era muito conhecido e amado em toda a Bulgária. Foi condenado à morte durante a perseguição estalinista e fuzilado na prisão de Sófia no dia 11 de Novembro de 1952.

Foi beatificado por João Paulo II a 15 de Março de 1998, depois de em 1994 haver sido reconhecido o seu martírio.

niceforo martirOs beatos Nicéforo de Jesus e Maria, nascido Nicéforo Diez Tejerina, e os 25 companheiros mártires de Daimiel selaram heroicamente com o sacrifício das suas vidas a sua consagração a Deus na nossa Congregação Passionista.

Arrancados, à força, da casa de Daimiel, na Cidade Real, Espanha, na noite de 21 para 22 de Julho de 1936, foram assassinados em grupos de seis em diferentes datas e lugares.

Para a comemoração litúrgica da sua festa escolheu-se o dia 23 de Julho que é a data em que foi martirizado o primeiro grupo de 6 religiosos, encabeçado pelo Superior Provincial, beato Nicéforo de Jesus e Maria.

São os primeiros mártires beatificados da Congregação. Foram beatificados por João Paulo II, no dia 1 de Outubro de 1989.

Martirizados em Manzanares a 23 de Julho: 
P. Nicéforo Diez (43 anos); Jose Estalayo estudante (21 anos); Epilanio Sierra estudante 
(20 anos); Abilio Ramos estudante (20 anos); Zacarios Fernandez estudante (19 anos); Fulgencio Calvo estudante (19 anos).

Martirizados em Carabanchel a 23 de Julho: 
P. German Perez (30 anos); P. Felipe Valcabado (62 anos); Maurilio Macho estudante (21 anos); Jose Oses estudante (21 anos); Julio Mediavilla estudante (21 anos); Jose M. Ruiz estudante (21 anos); Laurino Proano estudante (20 anos); Ir. Anacario Benito 
(30 anos); Ir. Felipe Ruiz (21 anos).

Martirizados em Erda a 25 de Julho:
 P. Pedro Largo (29 anos); Felix Ulgade estudante (21 anos); Ir. Benito Solana 
(38 anos).

Martirizados em Carrion de Calatrava a 25 de Setembro:
 P. John Pedro Bengoa (46 anos); Ir. Pablo M. Leoz (54 anos).

Martirizados em Manzanares a 23 de Outubro:
 P. Ildephonso Garcia (38 anos); P. Justiniano Cuesta (26 anos); Eufrasio de Celes estudante (21 anos); Honorino Carracedo estudante (19 anos); Tomas Cuartero estudante 
(21 anos); e seu irmão Jose M. Cuartero estudante (19 anos).

pio campideliO beato Pio de S. Luís, nascido Pio Campidelli, nasceu a 29 de Abril de 1868 em Trebbio, Diocese de Rimini, na Itália, filho de agricultores.

Tendo conhecido os Passionistas através de uma missão popular, em 27 de Maio de 1882, vestiu o hábito da Congregação da Paixão a 30 de Abril de 1884 e fez a sua profissão religiosa no Noviciado de Santa Maria Casale. Abraçada com fervor a austera vida Passionista, distinguiu-se pela sua devoção eucarística e mariana, por uma autêntica caridade fraterna e por um grande empenho no estudo.

Imitador de S. Luís Gonzaga e de S. Gabriel de Nossa Senhora das Dores, nos seus sete anos de vida religiosa, foi para todos, na comunidade e fora dela, um modelo ímpar de observância regular e de alegre fidelidade na prática heróica das virtudes.

Recebidas as quatro ordens menores, quando se preparava para o subdiaconado, afectado por uma doença grave, expirou, como que em êxtase, em 2 de Novembro de 1889, no retiro de Casale, oferecendo a sua jovem existência em sacrifício pela Igreja, pelo Sumo Pontífice e pela sua querida România.

O Papa João Paulo II beatificou-o a 17 de Novembro de 1985.

grimoaldoO beato Grimoaldo da Purificação, nascido Fernando de Santa Maria, nasceu no dia 4 de Maio de 1883 em Pontecorvo, na Itália, sendo o mais velho de cinco irmãos.

Inscrito na Confraria da Imaculada, ainda adolescente, desenvolveu fecundo apostolado entre os seus companheiros.

No dia 6 de Março de 1900 fez a Profissão Religiosa como Passionista. Passados apenas dois anos após a sua Profissão, enquanto se preparava para o sacerdócio no Retiro de Ceccano, viu-se afectado por uma meningite aguda, adormecendo no Senhor no dia 18 de Novembro de 1902, tal como na vida já o tinha predito, invocando Maria e, como ele dizia, “contentíssimo” por cumprir a vontade de Deus. Tinha 19 anos quando morreu.

O segredo da sua rápida ascensão à santidade radica na sua singular devoção a Maria Imaculada a quem se tinha consagrado, desde criança.

Foi beatificado pelo Papa João Paulo II no dia 29 de Janeiro de 1995.

isidoro loorO beato Isidoro de Loor, na vida religiosa «Isidoro de São José», nasceu no dia 18 de Abril de 1881 em Vrasense, Flandres Oriental, Diocese de Gent, na Holanda.

Filho de agricultores, amou apaixonadamente o trabalho do campo e a ele se dedicou até que, chamado por Deus aos 26 anos de idade, entrou para o Noviciado passionista de Ere como Irmão.

Depois da profissão religiosa, a 13 de Setembro de 1908, desempenhou em várias comunidades os humildes serviços próprios da sua condição de irmão, vivendo uma intensa vida de oração e penitência segundo o espírito passionista.

Em 1911 foi-lhe extraído o olho direito afectado por um tumor. Pela sua caridade e simplicidade, pelo seu trabalho e silêncio atraiu a atenção dos seus irmãos de hábito e dos fiéis que o conheceram.

Vítima de pleurisia e cancro, depois de um mês de sofrimento atroz, faleceu no dia 6 de Outubro de 1916, com 35 anos de idade e 8 de vida religiosa, chamado por todos como «bom irmão» e também «o irmão da vontade de Deus».

Foi beatificado por Sua Santidade, o Papa João Paulo II, a 30 de Setembro de 1984.

domingos barberiDomingos Barberi, na vida religiosa «da Mãe de Deus», nasceu a 22 de Junho de 1792 perto de Viterbo, na Itália. Aos 22 anos, devido às frequentes chamadas interiores, compreendeu que Deus o convidava ao apostolado. Deixando então o cultivo dos campos, ingressou na Congregação Passionista, onde revelou extraordinárias qualidades de inteligência e coração.

Ordenado sacerdote, dedicou-se ao ensino, ao ministério da palavra, à direcção das almas e à composição de numerosos escritos sobre filosofia, teologia e pregação. Imbuído do espírito de S. Paulo da Cruz, preocupou-se particularmente pelo regresso da Inglaterra à unidade da Igreja.

Fundador dos Passionistas na Bélgica em 1840, chegou a Inglaterra em 1842. Ali se entregou, com todo o empenho, ao apostolado para o qual Deus o tinha escolhido. Teve a alegria de converter à Igreja católica bastantes anglicanos, entre os quais se destaca o Cardeal João Henrique Newman. Morreu em Reading a 27 de Agosto de 1849.

O seu sepulcro venera-se em Sutton, Saint Helens, onde acorrem peregrinações das várias regiões da Inglaterra. Foi beatificado a 27 de Outubro de 1963.

Bernardo SilvestrelliO Beato Bernardo Maria de Jesus, nascido César Silvestrelli, nasceu em Roma no dia 7 de Novembro de 1831, da nobre família Silvestrelli-Gozzani.

Baptizado no mesmo dia e confirmado no dia 7 de Junho de 1840, foi ordenado sacerdote no Monte Argentário em 22 de Dezembro de 1855, fazendo a profissão religiosa a 28 de Abril de 1857, no Noviciado de Morrovalle, onde teve como companheiro o futuro S. Gabriel de Nossa Senhora das Dores.

Muito cedo foi designado para desempenhar importantes serviços na Congregação: Director de Estudantes, Mestre de Noviços, Superior, Consultor Provincial e Superior Geral nos anos 1878-88 e 1893-1907.

Defensor intrépido do espírito da Congregação, em circunstâncias particularmente difíceis, imprimiu um grande impulso ao nosso instituto no mundo. Sob a sua luminosa e vigilante orientação, foram fundadas seis novas províncias e reorganizadas as que tinham sido postas à prova pela supressão governativa em Itália e França.

Tendo renunciado ao generalato, recebeu, por vontade do Papa, o título vitalício de Superior Geral honorário. Retirando-se para Moricone, na Sabina, ali morreu de uma queda no dia 9 de Dezembro de 1911, com 80 anos de idade.

Foi beatificado por João Paulo II no dia 16 de Outubro de 1988.