O que fazemos?

Esta Comunidade dedica-se prioritariamente à formação dos jovens candidatos à vida missionária passionista (Postulantes), que, frequentando a Universidade Católica de Lisboa – Faculdade de Teologia, fazem experiência de vida comunitária. No plano pastoral colabora com a paróquia de Nossa Senhora do Cabo - Linda-a-Velha, onde estamos radicados, e com as paróquias vizinhas: S. Francisco Xavier ao Restelo e Santa Maria de Belém (Jerónimos – Belém) e em várias actividades: E.N.S., M.L.C., catequese, capelanias (I.P.O. – Lisboa e Colégio do Bom Sucesso – Lisboa), etc...

Foto de família


A Fundação de Linda a Velha obedeceu a uma intencionalidade: ser um ponto estratégico para acolher os estudantes Passionistas que tivessem de estudar em Lisboa. Ao pensar-se na Fundação de Palhais, o P. Bento dos Sagrados Corações, era bem explícito: que tal Fundação permitisse o acesso dos estudantes às universidades.
No dia 11 de Fevereiro de 1984, o Superior Geral, P. Paolo Michael Boyle, escreveu favoravelmente ao pedido de proceder à compra de uma nova casa, no concelho de Oeiras, ao P. Joaquim da Cruz, Superior Vice Provincial, em Portugal.
Tocou ao P. Joaquim Gonçalves Vieira da Cruz levar a bom termo os empreendimentos encetados, entre os quais se encontrava a consolidação definitiva em Linda-a-Velha, com o objectivo de receber Postulantes, depois de pensadas diversas hipóteses acerca do ou dos grupos a colocar lá: só Postulantes; só estudantes; postulantes e estudantes…
No dia 23 de Setembro de 1985 principiou a nova comunidade da Vice-Província a habitar a casa recentemente adquirida, mas só no dia 19 do mês de Outubro de 1985, festividade do Pai e Fundador da Congregação Passionista, S. Paulo da Cruz (e titular desta casa) é que se inaugurou oficialmente, a Casa Religiosa de Linda-a-Velha.