Ano B – Solenidade de Todos os Santos

1ª Leitura: Ap 7, 2-4.9-14;
Salmo: 23, 1-2.3-4ab.5-6;
2ª Leitura: 1 Jo 3, 1-3;
Evangelho: Mt 5, 1-12a

 

Celebramos hoje a Solenidade de Todos os Santos. Com esta solenidade a Igreja peregrina é convidada a contemplar a Igreja triunfante pedindo-lhe a sua intercessão e sentindo-se estimulada a imitar os seus exemplos.

Na vivência da nossa fé o termo “santo” é um dos termos que mais frequentemente escutamos, seja na invocação de Deus, seja na invocação dos Santos, seja no convite à santidade que se nos propõe.

No entanto, muitas vezes surge-nos a dúvida: mas afinal o que é ser santo? Quando falamos em santidade vem-nos logo a mente os milagres sobrenaturais que as ciências humanas não conseguem explicar, isto é, paralíticos que começam a andar, doentes em fases terminais que são curados, … Todavia a santidade não é só isto.

A Santidade é um dos principais atributos de Deus. Na verdade, Is 6, 3 e, na sua continuidade, a aclamação litúrgica do “Santo”, proclama Deus como o três vezes santo. A etimologia hebraica do termo santo (qadôsh) está relacionada com o termo separação. Dizer que Deus é três vezes santo é dizer que Deus é separado. Mas separado de quê e de quem? Não separado do mundo e do homem pecador. Mas separado de Si mesmo e dos privilégios da sua divindade ao ponto de por nós se fazer homem para que nós possamos participar da sua condição divina. “Conheceis bem a bondade de Nosso Senhor Jesus Cristo que, sendo rico, se fez pobre por vós, para vos enriquecer com a sua pobreza.” (2 Cor 8, 9) O Deus três vezes santo é o totalmente “separado” do pecado que para “separar” o homem pecador do pecado se “separa”, por amor, de si mesmo.

É nesta linha que ressoa o grande apelo do livro do Levítico “Sede santos, porque Eu, o SENHOR, vosso Deus, sou santo” (Lv 19, 2) que é citado por 1 Pe 1, 16 e adaptado por Mt 5, 48 (“sede perfeitos como é perfeito o vosso Pai celeste”). A santidade deve ser o objectivo de todo o cristão sem excepção. Pelo nosso baptismo somos chamados a ser santos em qualquer estado de vida (LG 40).

A etimologia latina das palavras Santo e Beato referem-se respectivamente a um estado de vida sadio e feliz. E os santos não são mais que isso: são pessoas que na sua peregrinação sobre a terra viveram uma vida sadia e feliz segundo os critérios do reino e são exemplos de vida para nós. Os santos foram aqueles que descobriram e viveram a verdadeira qualidade de Vida, aquela vida em abundância de que Jesus nos falou e que, por isso, são exemplos e intercessores para nós que ainda peregrinamos na terra. Os santos viveram o grande milagre do Amor. De certa maneira podemos dizer que ser santo não é nada de que fazer tudo por Amor a Deus e aos irmãos. O Amor é o grande milagre dos Santos. É o Amor incondicional a Deus e aos irmãos, que os santos viveram, que nós devemos imitar e venerar. Ser Santos é participar na perfeição de Deus no Amor (cf. Mt 5, 49)

O apelo divino à santidade não é mais um de tantos apelos que se escutam no nosso mundo. É o apelo por excelência, é o objectivo da nossa vida. No entanto, somos conscientes que este apelo não é um apelo que se ouça e que depois se cumpre. A santidade não é uma conquista humana mas é dom de Deus que o homem está chamado a acolher e a cooperar. Necessitamos da graça de Deus e é por isso que escutamos as palavras do Apocalipse, na primeira leitura desta celebração: “São os que vieram da grande tribulação, os que lavaram as túnicas e as branquearam no sangue do Cordeiro”.

Como caminho concreto de felicidade e santidade, o evangelho deste dia apresenta-nos a página das Bem-aventuranças, segundo a versão de S. Mateus.

As bem-aventuranças não são ordens concretas de acções a realizar mas sim um conjunto de valores pelo qual nos devemos guiar e segundo os quais devemos agir para alcançarmos uma vida feliz. O nosso texto revela-nos qual é o caminho para atingir esta felicidade paradoxal. Felicidade paradoxal porque está muito longe das propostas de felicidade apresentadas por este mundo e que assentam na alienação do poder, do prazer e do ter.

No entanto, quantos de nós é que já não seguimos a alienação do ter, do poder e do prazer e não encontramos a verdadeira felicidade e a realização plena. Na verdade, estas alienações escravizam-nos e destroem as nossas relações connosco próprios, com o próximo e com Deus.

Assim sendo, uma vez que a sabedoria do mundo não nos conduz à felicidade deveríamos ter a audácia de experimentar o caminho de felicidade que Jesus nos apresenta nas Bem-aventuranças e que consistem na pobreza de espírito, na humildade, nas lágrimas, na fome e sede de justiça, na misericórdia, na pureza de coração, na promoção da paz, na perseguição por causa da justiça e na perseguição por causa de Jesus.

Uma pobreza de Espírito que, na linha dos pobres do Senhor, tem de ser entendida como a dependência total de Deus e não como a pobreza material efectiva que em si é um mal que tem de ser combatida. Só os pobres em espírito é que se sabem entregar totalmente ao Senhor.

Uma humildade que não é humilhação mas reconhecimento da sua verdade de criatura ante Deus e de irmão ante os demais Homens.

Umas lágrimas que nascem da compaixão com aqueles com mais sofrem e são o desejo dos novos céus e da nova terra. Na verdade, só Deus é que pode compreender toda a dor humana e consolá-la.

Uma fome e uma sede de Justiça que é inconformidade e luta contra a corrente numa sociedade onde ricos cada vez são mais ricos e os pobres cada vez mais pobres devido as grandes injustiças que se cometem.

Uma misericórdia que é a continuação da acção de Deus para com o Homem: amor, compaixão, perdão, compreensão, ajuda…

Uma pureza de coração que se traduz numa pureza de olhar, de desejos, de pensamentos, de palavras e de actos. Uma pureza de coração que é limpidez que nos permite ver Deus nos outros.

Uma promoção da paz que é o anseio de toda a humanidade mas em que em vez de se aproximar afasta-se. Afasta-se porque todos querem a paz, a sua paz, mas para a conseguir utilizam a violência para com os outros e tantas vezes para consigo mesmos. Se queremos ser antecipadores do Reino temos de ser homens e mulheres de paz.

Uma perseguição por causa da justiça e do nome de Jesus porque quem defende apaixonadamente o Amor fiel aos outros e a Deus, não pode seguir um caminho diferente do de Jesus de Nazaré que foi o caminho da cruz.

É assim que as bem-aventuranças se nos apresentam como caminho de santidade, caminho de separação total de mim mesmo, dos meus egoísmos para me encontrar com Deus e com os irmãos. A santidade é o grande dom e desafio que se nos coloca. Deixemo-nos estimular pelo nosso Deus três vezes santo e pelos exemplos dos nossos irmãos que já fazem parte da Igreja triunfante que hoje celebramos e, acolhendo o dom da Graça, realizemos o apelo: “Sede santos, porque Eu, o SENHOR, vosso Deus, sou santo”.

P. Nuno Ventura Martins

Missionário Passionista

 

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on print
Print
Share on email
Email

Leave a Comment