Ano C – XXVII Domingo do Tempo Comum

1ª Leitura: Hab 1, 2-3; 2, 2-4;
Salmo: Sal 94 (95), 1-2. 6-7. 8-9;
2ª Leitura: 2 Tim 1, 6-8. 13-14;
Evangelho: Lc 17, 5-10.

No decorrer dos últimos domingos, através da leitura do Evangelho de Lucas, temos acompanhado Jesus no seu caminho em direcção a Jerusalém onde fará o dom total de si para a salvação do mundo.  

Nesta sua caminhada Jesus vai formando os seus discípulos. Foram várias e exigentes as propostas que Jesus foi apresentando: o desprendimento da família, dos bens e das próprias ideias; o amor compassivo; a oração; o amor misericordioso; o esforço por entrar pela porta estreita, entre outros. Ante esta situação, os discípulos reconhecem que seguir Jesus é fonte de verdadeira felicidade mas também reconhecem que é difícil e exigente. Por tudo isto os discípulos pedem a Jesus: “Senhor aumenta a nossa fé”. 

Estranho pedido para nós que concebemos a fé como um simples assentimento nocional de certas verdades. 

A fé, para a mentalidade semita, mais que acreditar em dogmas é uma atitude de confiança, de adesão. A palavra fé em hebraico tem a mesma raiz que a nossa resposta de crentes “Amém”. Assim sendo, a fé é uma resposta de confiança a alguém sobre o qual construímos a nossa existência. A fé é uma atitude existencial em que o homem entra em relação com Deus confiando nele e agindo em função daquilo que acredita.

É por isso que os discípulos, neste seu processo de formação na escola de Jesus, pedem-lhe que aumente a sua fé. Os discípulos sabem que só vivendo na confiança e na fidelidade à palavra de Jesus é que podem ser fieis as suas propostas de vida e ir antecipando assim nesta terra o Reino porque tanto esperam. 

Assim sendo, o pedido dos discípulos já revela alguma fé nos discípulos. Eles reconhecem que sozinhos nada podem fazer e por isso pedem a Jesus que os ajude neste seu caminho de discipulado. 

No entanto, também Jesus reconhece que no que se refere à fé, àquela confiança em Deus que dá forças e que me tira a necessidade de ir buscar seguranças noutras coisas, os discípulos ainda tem muito caminhar pois “Se tivésseis fé como um grão de mostarda, diríeis a esta amoreira: ‘Arranca-te daí e vai plantar-te no mar’, e ela obedecer-vos-ia”. É um dito hiperbólico este de Jesus mas que demonstra bem a força que a fé possui.

Se a nossa fé como um grão de mostarda, uma das coisas mais pequeninas que existem, mesmo assim conseguiríamos ter a força necessária para operar a transformação neste mundo. Podemo-nos perguntar: se há tanta gente que diz que tem fé (84,5 % da população portuguesa se diz católica) como é que o nosso mundo está tão longe do Reino de Deus, daquele mundo que todos sonhamos e que Jesus nos oferece como dom e tarefa?

Talvez também nós tenhamos de pedir a Jesus que aumente a nossa fé, que aumente a nossa confiança na sua pessoa e na sua palavra e que nos ajude a viver de acordo com a fé que professamos. 

Porque é difícil vivermos neste mundo em consonância com a nossa fé. São vários os obstáculos que se nos colocam ao nosso caminho de fé. Um desses obstáculos é a presença do mal e do sofrimento. 

Quantas vezes não fazemos a mesma pergunta que o profeta Habacuc fez a Deus e que escutamos na primeira leitura desta celebração: “Até quando, Senhor, chamarei por Vós e não Me ouvis? Até quando clamarei contra a violência e não me enviais a salvação?” Habacuc viveu num tempo de grande crise de fé. Estamos nas vésperas do exílio da Babilónia, um dos momentos mais complicados para a fé do Povo de Israel. O Deus que libertou o povo da escravidão do Egipto parece que o abandonou às mãos dos seus inimigos. As injustiças e os jogos políticos que se estabelecem parecem conduzir e chegarão a conduzir o povo ao exílio. Ante esta situação, Deus, por intermédio do profeta, convida-nos à fé, à fidelidade: “o justo viverá pela sua fidelidade”. Onde tudo parece ausência e negação de Deus, Deus convida-nos a viver na fidelidade à sua Palavra e à sua presença. É este o caminho da salvação e da vida. Deus não fica indiferente ante o mal do mundo. Também Jesus sentiu o abandono de Deus na Cruz, mas Deus não o abandonou como o comprova a Sua Ressurreição no Domingo de Páscoa.

Porque é difícil viver em coerência com a fé é que devemos reanimar o dom de Deus. É esta a recomendação que na segunda leitura deste domingo, o Apostolo Paulo faz a Timóteo: “Exorto-te a que reanimes o dom de Deus que recebeste pela imposição das minhas mãos”. Esta carta, endereçada a Timóteo, colaborador de Paulo na animação das Igrejas da Ásia, foi escrita numa época em que começavam a surgir os primeiros erros doutrinais sobre Jesus. Tal situação, juntamente com as dificuldades e canseiras inerentes ao ministério apostólico, pode conduzir ao desânimo. Ante esta situação Paulo exorta o seu colaborador a reanimar o Dom de Deus que recebeu pela imposição das mãos que o tornou participe no ministério Apostólico. 

Este conselho do Apostolo Paulo também é dirigido hoje a nós. É dirigido de uma forma especial a todos aqueles que pela imposição das mãos no Sacramento da ordem são Sacramentos de Cristo Pastor mas também é dirigido a todos os baptizados. 

Ao pedido que fazemos ao Senhor: “Senhor aumenta a nossa fé” responde-nos Paulo “Reanima o dom de Deus”. 

O baptismo é a nossa identidade. Pelo baptismo participamos no mistério Pascal de Cristo. A resposta a cada pergunta da profissão de fé baptismal e consequente imersão nas águas baptismais manifestam a nova criação que acontece pelo baptismo: pelo baptismo morremos para o pecado e vivemos para Deus. É pelo Baptismo que somos inseridos na Igreja como membros de Cristo Sacerdote, profeta e Rei. 

Todos os domingos, quando nos reunimos para celebrar a ressurreição do Senhor, professamos a nossa fé baptismal, renovamos as nossas promessas baptismais. A Profissão de Fé na eucaristia dominical, juntamente com a celebração dos Sacramentos, a leitura e escuta da Palavra de Deus e a oração pessoal são meios que temos para reanimar a nossa fé frágil que tantas vezes é submetida a duras provas.  

Que a nossa profissão de fé seja verdadeiramente uma oportunidade para renovarmos a nossa confiança plena em Deus e a nossa adesão a Ele e seja um compromisso de vivermos em conformidade com a nossa fé.

P. Nuno Ventura Martins

missionário passionista

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on print
Print
Share on email
Email

Comments

  1. Uma partilha ilucidativa, realística, actual e animadora. Vai ao encontro das preocupações do nosso supremo pastor, o papa, quando ele pede que não sejemos superficiais; não siguemos o politicamente correcto ao interpretar ou partilhar a palavra de Deus. Jesus foi duro nas palavras quando era momento para isso, não temos que florear.

    A reflexão foi de muito proveito para mim, pena a minha fé não ser se quer a milésima parte do grão de mostarda!

Leave a Comment