Ano da Fé – “A Igreja dos pobres”

No passado dia 21 de Outubro, no Salão Nobre do Passionistas, foi a vez do P. Francisco Oliveira apresentar, em mais uma catequese deste Ano da Fé, organizada pela Comunidade Passionista de Santa Maria da Feira, o tema “A Igreja dos pobres”.

A noite fez-se sentir bastante molhada com a chuva, o que fez com que fosse a catequese com a presença do menor número de pessoas.

O tema da igreja dos pobres não é um tema que aparece completamente elaborado nos textos conciliares, tendo-se tornado no pós-concílio um dos temas mais desenvolvidos e desafiantes.

Assim, o P. Francisco falou de que a igreja sempre se preocupou pelos pobres. A atenção para com os necessitados e todos os homens que sofrem tem sido uma constante na história da igreja. Sempre se teve a intuição de que se devia expressar e manter uma preferência pelos pobres. E, referiu, isto fica claramente assinalado no Concílio (AG 12; GS 1, 27, 42) .

Falar da “Igreja dos pobres”, na qual o Papa Francisco tanto tem insistido, deve levar a uma conversão por parte de todos: a definirmo-nos sempre e inequivocamente do lado dos mais pobres, colaborar numa possibilidade de iniciativa na comunidade cristã para que todos possam refletir sobre esse tema, romper preconceitos, desbloquear medos arcaicos, abrindo-se a novos compromissos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *