Ano da Fé – “A Liberdade, exigência da dignidade humana”

Ontem, dia 7 de outubro, em mais uma catequese deste Ano da Fé,  organizada pela Comunidade Passionista de Santa Maria da Feira, foi a vez do P. César Costa apresentar, no Salão Nobre dos Passionistas da Feira, “A Liberdade, exigência da dignidade humana”.

O Concílio Vaticano II, na Declaração Dignitatis Humanae, afirma que “O homem de hoje tem consciência cada vez maior da dignidade da pessoa e da exigência de uma liberdade responsável” sabendo que “Deus respeita a dignidade da pessoa humana”.

A liberdade é um distintivo da pessoa humana, situando-a acima de todas as realidades cósmicas. É o emblema de seu caráter espiritual e de sua dignidade suprema. É um dos dons humanos supremos.

Nós, crentes, podemos e devemos valorizá-la também como uma participação de Deus, que nos criou à sua imagem e semelhança. E podemos apoiar-nos na Tradição e Revelação para valorizá-la devidamente. A prática concreta de Jesus, livre e libertador, é, para o cristão, norma definitiva e indiscutível.

No final da Catequese, a oração sintetizou a reflexão pedindo ao Senhor que nos conceda imitá-Lo nesse amor apaixonado pela liberdade, que vem de d’Ele e nos conduz a Ele.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *