Ano da Fé – “Uma nova imagem de Maria”

No passado dia 7 de Janeiro, foi a vez do P. José Queirós apresentar “Uma nova imagem de Maria” na sexta catequese/reflexão organizada pela Comunidade Passionista de Santa Maria da Feira, quinzenalmente às segundas-feiras.

O Concílio Vaticano II, na Constituição Dogmática sobre a Igreja (Lumen Gentium) ao tratar, no capítulo oitavo, da Bem-Aventurada Virgem Maria Mãe de Deus no Mistério de Cristo e da Igreja, depara-se com duas mentalidades: uma «cristotípica», elaborada a partir do modelo de Cristo Redentor e outra «eclesiotípica», cuja reflexão mariana foi elaborada a partir da sua dimensão eclesial. Do debate conciliar, prevaleceu a dimensão eclesial, ou seja, que o verdadeiro lugar de Maria é a Igreja e que a reflexão sobre o seu mistério deve ter um carácter marcadamente eclesial.

Assim que, partindo desta visão, Maria é, antes de tudo, UMA CRENTE – ‘feliz de ti que acreditaste’ (Lc 1,45). Não é uma deusa, não está do lado da divindade, nem é um correlato da mesma divindade. Maria é MODELO daquilo que a Igreja é e deve ser. Maria é a VIRGEM que sabe ouvir: «consentindo na palavra divina, tornou-se Mãe de Jesus» (LG 56).

Olhando assim para Maria, evitar-se-ão desvios ou atitudes erradas: exagero de conteúdos ou de formas, que vão desde o falsear a doutrina até à mesquinhez de mente que obscurece a figura e missão de Maria, à vã credulidade e ao sentimento estéril e passageiro.

Desta maneira, o culto à Santíssima Virgem, tornar-se-á mais vigoroso e genuíno: sólido nos fundamentos, objetivo no enquadramento histórico e límpido nas suas motivações.

O Concílio Vaticano II veio trazer-nos uma visão diferente na mariologia da teologia pré-conciliar e, consequentemente, na espiritualidade e na pastoral mariana da Igreja. A espiritualidade mariana é genuinamente evangélica: conduzir-nos a Jesus: – ‘fazei tudo o que Ele vos disser’ (Jo 2, 5).

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on print
Print
Share on email
Email

Leave a Comment