Às portas da Semana Santa…

Na passada sexta-feira, dia 15 de Abril, última da Quaresma e véspera do Domingo de Ramos da Paixão do Senhor, o Grupo Gólgota voltou a levar às ruas de Santa Maria da Feira a Procissão dos Lírios ou do Encontro, desde a Capela de Campos até à Igreja Matriz (fotos).

Esta Procissão visa “recuperar a beleza da nossa fisionomia original, em conformidade com a intenção do Criador”, situando-nos no caminho do Calvário e desafiando-nos “a sentirmos os tormentos do Redentor e de Sua Mãe, Maria de Nazaré”.

Várias dezenas de pessoas tomaram parte nesta Procissão, dinamizada e encenada pelo Grupo Gólgota, que, em espírito de silêncio e recolhimento, procurou provocar em cada um dos participantes a “capacidade e coragem para lutar contra o que Jesus lutou e para aprender a carregar a cruz que nos toca levar e a aliviar a dos outros, iluminados e fortalecidos pela esperança da Ressurreição!”

Simultaneamente, o Grupo S. Paulo da Cruz, associação cultural ligada aos Missionários Passionistas de Barroselas, encenou, no mesmo dia e pela primeira vez, a Via-Sacra pelas ruas da vila de Barroselas, à qual assistiram centenas de pessoas (fotos).

Esta encenação, que contou com quase cem actores, iniciou-se junto da Igreja Paroquial de Barroselas com o Julgamento e Condenação de Jesus, terminando na Igreja dos Missionários Passionistas, com a Crucifixão, Morte e Ressurreição de Jesus.

Facebook
Twitter
WhatsApp
Print
Email

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *