Dia Mundial da Justiça Social

O dia 20 de Fevereiro de 2009 será uma data importante para todos aqueles que pertencem a esta área global, mas terá um significado especial para todos nós e para os que são chamados a empenhar-se pela justiça e a paz, como nos convida a Boa Nova de Jesus de Nazaré.

O dia Mundial da Justiça Social será celebrado pela primeira vez após a sua aprovação por unanimidade na Assembleia Geral, em novembro de 2007 pelos 192 Estados membros das Nações Unidas.

Este acto implica a necessidade de ampliar a tenda das Nações Unidas como organização internacional assim como de ampliar também o espaço das nações participantes. Hoje sentimo-nos convidados a nos unirmos a este mundo alargando o espaço das nossas tendas.

Os Estados membros reconheceram que o desenvolvimento social tem como linha de horizonte a justiça, a solidariedade, a harmonia e a igualdade entre todos os países; a justiça social, a igualdade e a equidade constituem os valores fundamentais de todas as sociedades. O crescimento económico deve prover a equidade, a justiça social e deve tornar possível a existência de uma “sociedade para todos”, que se baseie na justiça e no respeito dos direitos humanos e das liberdades fundamentais.

Os Estados membros também reconheceram que a celebração deste Dia pode contribuir para uma maior consolidação dos esforços da comunidade internacional para a erradicação da pobreza, do emprego pleno, do trabalho digno, da igualdade de oportunidades e da igualdade de acesso ao bem-estar social e à justiça para todos.

Em espírito de solidariedade, em harmonia com toda a criação, e em comunhão com os nossos irmãos e irmãs, recordamos as palavras do profeta Miquéias e rezemos para que a celebração deste Dia Mundial da Justiça Social nos leve a uma maior vivência e empenho, segundo o convite que o próprio Deus nos faz:

“Já te foi indicado, ó homem,

o que é bom, o que o Senhor exige de ti.

É só praticar o direito, amar a misericórdia

e caminhar humildemente com teu Deus”  (Miq 6,8)

 

Um salmo de oração e empenho 
para ampliar as nossas tendas!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *