Encerramento do XIV Sínodo Geral da Congregação

Terminou hoje, dia 31 de Outubro, o XIV Sínodo da Congregação, que decorreu em Roma, na Casa Geral, reunindo todos os Superiores Provinciais Passionistas do Mundo. Foram dias de muito trabalho procurando esquadrinhar e perspectivar novos trilhos, neste que é o caminho da Reestruturação da Congregação.

Deixamos aqui um excerto da homilia do Superior Geral, P. Ottaviano D’Egidio, na eucaristia de encerramento do Sínodo:

“(…) A presença de Deus fortalece, anima, transforma, é o mesmo que o Evangelho de hoje nos recorda com a história do encontro de Zaqueu com Jesus na cidade bíblica de Jericó. (…) Jesus viaja para Jerusalém (também nós como Congregação viajamos para Jerusalém, durante este período histórico da reestruturação); no meio da multidão que se junta ao redor de Jesus, dois personagens são identificados por uma jornada de fé semelhante: o mendigo cego anónimo que grita: “Jesus, filho de David, tem piedade de mim”; (…). e Zaqueu. Tanto o cego como Zaqueu, reagem à passagem de Jesus, tomam a iniciativa e conseguem finalmente “ver” Jesus e encontrar a salvação. (…)

O encontro com Jesus, se for autêntico, gera salvação. (…) É partilhar, é mudar de óptica e de relacionamento com os outros, é a capacidade de interagir com generosidade. E Jesus, olhando para a transformação que o encontro resultou em Zaqueu (…) diz: “Hoje a salvação entrou nesta casa”. Ressoa decisivo na boca de Jesus o “hoje”, para confirmar a intervenção divina na sua actualidade de graça e responsabilidade. É um “hoje” continuamente novo que se faz futuro para a Igreja, para a Congregação e para os nossos jovens e nós somos os responsáveis pela missão que nos foi confiada como irmãos mais velhos. A isto se dirige a Reestruturação e as decisões que estamos a levar a cabo, mas a adesão exige de nós maior entusiasmo, coragem e confiança em Deus. Evitemos obstaculizar o futuro permanecendo cada um trancado em sua casa, nas suas próprias situações: somos convidados por Deus a deixar o acampamento. (…)”

Para consultar informações, redacções finais ou reflexões do Sínodo

http://synoduses.blogspot.com/


Membros participantes no XIV Sínodo Geral da Congregação

Eucaristia de encerramento do Sínodo
Facebook
Twitter
WhatsApp
Print
Email

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *