Festa da Juventude Passionista – S. Gabriel ’12

No passado fim-de-semana, dias 25 e 26 de Fevereiro, no Seminário dos Passionistas em Santa Maria da Feira, realizou-se a anual Festa da Juventude Passionista – S. Gabriel 2012, este ano com um sabor diferente e unidos a todos quantos celebram os 150 anos da Morte de S. Gabriel de Nossa Senhora das Dores, padroeiro da Juventude Passionista.

No Sábado à noite, pelas 21.30h, na Cripta do Seminário, realizou-se o “Café ConVida”, uma espécie de tertúlia acompanhada com café. Numa noite diferente, num espaço diferente, em estilo de café e ambiente familiar, mais de 200 jovens (oriundos de vários grupos ligados aos Passionistas de várias zonas do país, ou da Vigararia da Feira) estiveram reunidos com 4 convidados especiais: P. Rui Santiago, missionário redentorista e especialista em sagrada Escritura; o Nuno André, professor de EMRC e ilusionista profissional; o Fernando Batista, também professor de EMRC e especialista em risoterapia e ainda o Diogo Sant’Ana, mestre e professor de Tai-Chi Shuan e Kung Fu. Durante três horas, a cripta tornou-se pequena para acolher toda a festa, diálogo e alegria deste “Café ConVida”, que foi ainda abrilhantado musicalmente pelos Amigos Fernanda, Paulo e Pedro. A partilha de vida, a dinâmica que imprimem no seu dia-a-dia, a sua espiritualidade e a forma como transmitem aos outros, na sua especificidade, a Vida em abundância que vem de Deus, foram alguns dos temas abordados nesta noite, que no final foi coroada com a apresentação do Livro “Passio Life”, que retrata a vida de S. Gabriel, numa linguagem e imagem jovem (tradução e adaptação do original espanhol, feita pelo Passionista César Costa).

No Domingo, pela 10h, a igreja dos Passionistas encheu para um dos momentos altos da Festa de S. Gabriel, a eucaristia, que foi presidida pelo P. Paulo Gomes e contou a com a presença de mais alguns sacerdotes passionistas. Numa celebração simples, preparada e dinamizada pelos jovens, carregada de sentido, com simbologias e dança contemplativa, que envolveu de uma forma estupenda toda a assembleia, o Diácono César Costa, Responsável pela Associação da Juventude Passionista, na homilia, ressaltou que “Este jovem, tão querido da Família Cristã e Passionista, considerado o Santo do Sorriso de Deus, continua a acender nos corações o fogo do amor de Deus e do próximo. (…) É um amigo que nunca falha: Gabriel foi, é e continuará a ser um tipo porreiro. Deixemo-nos inundar pelo seu sorriso…” e como apelo final, citando S. Gabriel deixou o mote para uma vida em grande: “Se fazes o que sempre tens feito, nunca chegarás para além de onde tens chegado”.

Depois da Eucaristia seguiu-se um momento de convívio e cafezinho, antes mesmo do almoço partilhado, com mais de 200 pessoas. Pelas 14.30h, com um pequeno filme da vida de S. Gabriel, iniciou-se o XX Sarau, que este ano contou com a presença de 15 grupos participantes (grupos de Jovens da Viagaria da Feira, e grupos ligados aos Passionistas de Santa Maria da Feira, Barroselas e Linda-a-Velha). Cada um dos grupos, de uma forma sublime e fantástica, brindou o público com uma apresentação (teatro, música, encenação,…) sob o tema “Com Ele… Vida em abundância”, tema de reflexão deste ano pastoral. No final das apresentações, depois das provas surpresa preparadas para todos os grupos, o Júri, composto por um membro passionista, um representante da Vigararia da Feira e um representante do SDPJ, apresentou o Grupo Vencedor deste XX Sarau, este ano atribuído à Célula da AJP “Bússola”. Assim, por volta das 18h e cantando todos juntos o Hino de S. Gabriel, encerrou-se a Festa da Juventude Passionistas – S. Gabriel ’12.

Um bem-haja a todos quantos organizaram, participaram e contribuíram para a realização desta festa dedicada a S. Gabriel.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *