Festa de S. Gabriel

Nos dias 23 a 25 de Fevereiro, a Juventude Passionista reuniu-se à volta do seu padroeiro: S. Gabriel de Nossa Senhora das Dores, uma vez que o dia litúrgico deste santo Passionista é o 27 do mesmo mês.

A festa que congrega os jovens das comunidades Passionistas de Portugal (Barroselas, Feira, S. António da Charneca – Barreiro e Linda-a-Velha), este ano teve a presença de jovens de duas zonas onde esta congregação está presente em Itália: Bérgamo e Téramo, sendo que esta última foi onde S. Gabriel viveu os últimos anos da sua vida e encontra-se sepultado no santuário a ele dedicado em Isola del Gran Sasso.

No dia 23, a festa começou com a abertura no castelo, ex-libris da cidade da Feira, sendo que o acolhimento continuou no Seminário, esperando pelos que vinham de mais longe.

O dia 24, de manhã, foi a vez de apresentar a vida deste santo, através da apresentação do livro: S. Gabriel, Palavras a Cores, juntamente com a apresentação dum livro de “algum Gabriel” dos nossos dias. À tarde, foi a oportunidade para o Colour Life, respondendo à pergunta: de que cores queres pintar a tua vida? através de artes performativas. Seguiu-se um workshop intitulado 5 SMS, apresentado em italiano pelos jovens que vieram daquele país e traduzido para português, traduzido também por jovens italianos que se encontram na Feira, em Serviço de Voluntariado Europeu, através da Rosto Solidário. A noite brindou-nos com um café concerto, onde os Follow Him (banda de S. Félix da Marinha) deram a conhecer os seus originais (alguns dos quais até compostos propositadamente para este encontro) e os JuvePassio encantaram os presentes com um som preparado especialmente para este dia (uma vez que se uniram propositadamente para esta iniciativa), mas que já receberam convites para tocar noutras ocasiões, inclusive além-fronteiras.

No dia 25, foi o momento de abrir a festa para além dos mais jovens e ir ao encontro da comunidade local que todos os Domingos celebra a sua fé, na Missa das 10h. Num estilo fora do habitual, os participantes foram desafiados a escolher serem como o “santo do sorriso”, como é conhecido. Seguiu-se um tempo de animação fotográfica. À tarde, realizou-se o XXVI Sarau Cultural, onde a “prata da casa” deu a conhecer os seus dotes. Com a participação de vários grupos, no final, o júri reconheceu na apresentação do Voluntariado Passionista a performance que melhor transmitia o tema da festa: Escolhas – Sê tu a mudança que queres ver no mundo.

 

Para ver as fotos vá a:
https://www.facebook.com/events/277978302695616/?active_tab=discussion

e vídeo:

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *