Grupo S. Paulo: “Mostra de Saberes Populares do Vale do Neiva”

“Mostra de Saberes Populares do Vale do Neiva”: tanto pelos materiais expostos como pelos relatos e depoimentos dos protagonistas é de salientar o valor pedagógico desta exposição.

A sede do Grupo S. Paulo da Cruz de Barroselas, no fim de semana 24 e 25 de Setembro, foi palco de uma exposição onde ressaltam os acontecimentos que marcaram a história deste Grupo. Subordinada ao tema “Os fios que teceram e unem o Grupo S. Paulo” pretendeu-se comparar o Grupo a uma teia de pano (lã, linho, algodão, cetim, seda), dos tecidos usados nas diversas actividades dos vários sectores do Grupo: Teatro, Desporto, Coral, Folclore e Juvenil. Cada sector do grupo é a roca que fia os fios que unem os elementos e entrelaçam as ideias. Nesta exposição os visitantes tiveram a oportunidade de observar 45 anos de história dedicados à valorização de Barroselas e do Vale do Neiva. (fotos)

Estiveram representadas, em 4 salas, as várias facetas deste Grupo que se tornou referência de excelência no Vale do Neiva. Em simultâneo, os visitantes, tiveram a oportunidade de observar as várias fases do ciclo do linho e da lã, algumas delas podendo ser apreciadas ao vivo, como o fiar, dobar tecer e urdir. No dia 24, Sábado, pelas 15 horas deu-se início à Abertura Oficial, com a presença dos elementos dos vários sectores e as entidades civis (Junta de Freguesia Barroselas e Câmara Municipal de Viana do Castelo). Pelas 22 horas pudemos assistir à recreação duma espadelada de linho. O linho aqui espadelado, fora “moído” dias antes, no engenho, do rio Neiva, que o Sr. Francisco de Durrães reconstruiu para o efeito. Este linho e esta lã, servirão para a execução dos trajes usados no folclore, bem como outra indumentária necessária ao grupo. No dia 25 esteve aberto das 9 horas até às 19h, tendo recebido vários visitantes. Os professores das Novas Oportunidades Barroselas e os alunos da escola EB 1 de Barroselas visitaram a exposição durante a semana seguinte.

A todos os que ajudaram e colaboraram na organização desta exposição um bem-hajam!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *