Irmãs Passionistas – novo livro sobre a Fundadora

Neste ano, 2013, as Irmãs Passionistas de São Paulo da Cruz dão início à preparação do Bicentenário da fundação da Congregação (1815-2015). Sua Fundadora foi Maria Madalena Frescobaldi, uma mulher carismática e com uma profunda vida interior, provada desde a juventude pelo sofrimento: perdeu as três filhas nos primeiros meses de vida e, com a invasão napoleônica, foi obrigada a fazer a dura experiência do exílio em Viena. Ao regressar a Florença, Madalena toma conhecimento dos graves problemas da sua cidade: a miséria causada pela guerra, os doentes  sem recursos, as raparigas que enveredam pela prostituição e as crianças que perambulam pelas ruas “sem eira nem beira”. Sensível a esta dolorosa realidade, Madalena empenha-se profundamente por dar-lhe uma resposta cristã, passando a dedicar-se inteiramente a estas  pessoas marginalizadas. O carisma passionista de Paulo da Cruz e da Congregação por ele fundada – “Viver e anunciar um Deus crucificado” – tocou profundamente o coração sensível e amoroso de Madalena, impulsionando-a a entregar-se sem reservas do seu ser e dos seus bens sobretudo à recuperação da mulher utilizada e explorada e a educar a infância desprotegida de sua Florença e arredores.

A Congregação nasceu em Florença em 1815 e, atualmente, desenvolve a sua ação em 26 países, dos cinco continentes. A celebração do Capítulo Geral (Abril 2012) e a preparação do Bicentenário da sua fundação suscitaram um movimento de revitalização da vida e missão das Irmãs Passionistas em toda a Congregação, com o lema: “Redescobrimos o rosto da Congregação na comunhão, na solidariedade e na missão”.

Na comunidade das Irmãs Passionistas, em Santa Maria da Feira, o acontecimento que deu início a este movimento congregacional foi o lançamento do livro ”Uma Samaritana da Estrada”, a 23 de fevereiro.  Trata-se da biografia da Serva de Deus, Maria Madalena Frescobaldi, de autoria da Irmã Passionista italiana Daniel Merlo, com versão ao português do P. Porfírio Sá, passionista.

Quem desejar conhecer mais exaustivamente a vida desta mulher extraordinária e apaixonante, pode adquirir o livro que está disponível no Centro Social Santa Cruz das Irmãs Passionistas ena livraria das Edições Passionistas, em Santa Maria da Feira.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *