Missa na Terra P. Tiago Veloso (Carregal do Sal)

Uma semana depois, no dia 27 de Outubro, todos os caminhos deram a Carregal de Sal, com o P. Tiago a celebrar a sua, assim chamada, “Missa Nova”, ali mais juntinho dos seus familiares e conterrâneos, no ambiente natural que o viu nascer e crescer. A Eucaristia solene, que teve lugar no pavilhão da Escola Secundária, para além do P. Tiago, seu pai, sua irmã, seus avós e restantes familiares, teve a presença de muitos sacerdotes e colegas passionistas e padres amigos do Arciprestado de Carregal de Sal, contando com a presença de cerca de 600 pessoas amigas, provenientes, naturalmente, na sua maioria, de Carregal e da sua freguesia natal, Currelos, mas também de outras terras mais ligadas aos Passionistas, nomeadamente, Santa Maria da Feira, Barroselas e Linda-a-Velha, aonde se deslocaram com dois autocarros e em viaturas particulares.

Desta celebração em si, apenas direi o seguinte:

Esperávamos um Tiago nervoso, como é natural acontecer nestas circunstâncias, mas não. Encontrámos um Tiago tal como sempre o conhecemos: tranquilo, feliz, prático e, sobretudo, muito sorridente e brincalhão. A sua homilia foi mesmo ao jeito dele, como se estivesse a conversar com um grupo de amigos que se reúne para escutar a Palavra de Deus. Toda a gente se sentiu como membros de uma família que se reúne em grande número para celebrar o dom da vida, o dom de um Deus próximo, que a todos nos toca. Enfim, uma celebração, sem dúvida, para agradecer a Deus pela presença do Tiago Veloso na vida de todos aqueles que vêm nele o rosto de uma Igreja alegre, próximo e cheio de energia e entusiasmo. Assim mesmo, como quer o nosso Papa Francisco!

No final da Eucaristia, as saudações, as lembranças e os cumprimentos calorosos não deixaram dúvidas: num tempo em que parece que as pessoas só se reúnem para ações de protesto e em eventos futebolísticos ou ‘shows’ de estrelas da canção, também há muitos os que se congregam para celebrar o Amor de Deus e a sua presença na nossa vida através do nosso amigo P. Tiago Veloso, a quem desejamos longos anos de vida e fecundo apostolado.

A concluir, com chave de ouro, este DIA, também GRANDE para todos aqueles que participaram neste evento solene e cheio de emoções, foi servido no salão dos Bombeiros do Carregal um lauto “copo d’água”, em que participaram cerca de 400 pessoas.

Lino Dias, Carregal do Sal, em em http://www.faroldanossaterra.net/2013/10/22/festa-grande-na- -ordenacao-sacerdotal-do-passionista-tiago-veloso/… com algumas alterações do P. Porfírio).

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *