Missão do Voluntariado Passionista em Calumbo

A 18 de Janeiro de 2020, o Voluntariado Passionista irá enviar mais três voluntários para realizar Missão Ad Gentes, mais concretamente em Calumbo, no município de Viana, pertencente à província de Luanda, em Angola.

Carlos Calisto, David Tavares, residentes na Paróquia de São Cristóvão de Ovar, e Regina Silva, da Paróquia de Pigeiros, irão partir em Missão pelo período de dois meses, com regresso a 19 de Março de 2020.

O Voluntariado Passionista surgiu da união entre os Missionários Passionistas e a ONGD Rosto Solidário, ambos localizados em Santa Maria da Feira. Realiza ações de Voluntariado em Portugal e Angola.

A Missão em Portugal envolve a ligação com diferentes Instituições, com intervenção junto de crianças ou idosos, sendo que o grupo de voluntariado realiza várias visitas ao longo do ano, promovendo e desenvolvendo diversas atividades, procurando ir de encontro às necessidades de cada organização. Promovem, também, iniciativas de solidariedade junto das comunidades locais.

Dedicam-se também à Missão Ad Gentes, um dos grandes focos do grupo, que consiste na realização de Missões de curta e média duração em Angola. Desde há vários anos que são enviados voluntários para Angola, mais concretamente para Calumbo, local onde os Voluntários Missionários assumem alguns projetos de cooperação para o desenvolvimento, tal como irá acontecer com o Carlos, David e Regina. As suas tarefas diárias irão envolver:

– Dinamização da Biblioteca Imbondeiro do Saber, localizada na Missão Passionista de S. José de Calumbo, em constante atualização e crescimento graças aos livros doados ao longo do ano;

– Explicações e apoio ao estudo, contribuindo para a alfabetização e minimização das dificuldades de aprendizagem dos vários alunos que se deslocam à Biblioteca;

– Realização de ações de formação sobre temáticas diversas, no âmbito da formação e experiência profissional de cada Voluntário, na Prisão de Kakila e com os Seminaristas.

A Missa de envio dos Voluntários está marcada para dia 5 de Janeiro (Domingo), às 10:00h, no Seminário da Congregação dos Missionários Passionistas, em Santa Maria da Feira.

O Voluntariado Passionista convida à participação desta Eucaristia, de forma a nos unirmos ao Carlos, David e Regina, com alegria, amor e fé no coração, num abraço que se prolongará e manterá em Calumbo, pois quem parte em Missão, nunca vai só!

 O Voluntariado Passionista está em missão de olhos abertos, com o coração sensível e com as mãos postas no mundo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *