Missão em Portugal na Casa dos Pobres de Coimbra – 17 A 20 DE ABRIL DE 2019

No passado dia 17 de abril, pelo quinto ano consecutivo, o Voluntariado Passionista (VP) rumou até Coimbra para mais uma Missão em Portugal. Assim, alguns elementos do VP dirigiram-se à Casa dos Pobres para levar carinho e conforto aos idosos deste lar e vivenciar com eles o Tríduo Pascal.

Foram quatro dias de convívio, entrega e partilha que se fez sentir, desde o momento da nossa chegada, pela presença e o carinho de quem tão bem nos recebe, conforta e nos faz sentir em casa.

Iniciámos a manhã de quinta feira com duas atividades distintas: recolha de histórias de vida e jogos de estimulação cognitiva. O grupo organizou-se de modo a que as duas atividades se pudessem concretizar em simultâneo.

Sendo uma novidade este ano, a recolha de histórias de vida exigiu uma abordagem prévia aos idosos de modo a perceber quem se sentiria à vontade para partilhar connosco um bocadinho da sua história. Assim, os utentes que mostraram disponibilidade, partilharam histórias e vivências passadas que durante tanto tempo fizeram parte do seu dia a dia. Foi uma manhã de momentos vividos entre gargalhadas e sorrisos, mas também algumas lágrimas. Apesar das “amarguras da vida” é notória a saudade espelhada no rosto e nas palavras de cada uma destas pessoas especiais quando nos falam sobre os “tempos antigos”.

Em simultâneo, na sala de estar, parte do grupo desenvolvia alguns jogos de estimulação cognitiva, com recurso a mímica para exemplificar profissões antigas; a perguntas e respostas para treinar a memória; questões sobre acontecimentos e personalidades dos tempos antigos; adivinhas e provérbios.

 A seguir ao almoço, de barriga cheia e energias carregadas, ensaiaram-se os cânticos para a Missa Vespertina da Ceia do Senhor e pelas 17h demos início à celebração do Tríduo Pascal com o gesto do lava-pés.

A manhã de Sexta-feira Santa foi passada em convívio na companhia dos nossos idosos e no apoio, já habitual, das atividades básicas e instrumentais quer ao nível da alimentação, quer nos cuidados básicos de saúde e higiene.

Impossível esquecer a companhia do Tito e da Chica, dois gatos meiguinhos que fazem parte desta família e, de vez em quando, chamam a nossa atenção subindo para o colo de algum utente ou entrelaçando-se nos nossos pés.

Pelas 15h e após auxiliar os idosos que apresentam maior dificuldade em se movimentar a dirigirem-se para a capela, demos início à Celebração da Paixão do Senhor que morrendo por nós, trouxe a salvação, ressurgindo para a vida eterna.

A noite de sexta-feira terminou com a participação do VP na Via-Sacra organizada pelos Escuteiros na cidade de Coimbra. Um percurso com início no Seminário Maior e término na Sé Nova, durante o qual tivemos oportunidade de partilhar momentos de silêncio, oração e reflexão e contemplar o amor de Jesus.

Durante estes quatro dias incríveis, para além da visita à Casa do ‘Fado ao Centro’, onde desfrutamos do encanto de alguns dos fados de Coimbra pela voz de dois antigos estudantes da Universidade de Coimbra, tivemos a oportunidade de assistir ao filme “O Principezinho”, a história de um rapaz com cabelo cor de ouro e de um piloto que outrora se perdera deserto. Um filme que nos faz refletir como apenas um coração puro e apaixonado pela vida consegue expressar de forma tão terna o laço mais importante da nossa existência: o amor.

O Sábado, dia do repouso do Senhor no sepulcro, iniciou com um momento de silêncio, meditação e oração. São Pedro foi nosso amigo e permitiu que pudéssemos passear com os idosos pelo espaço exterior do equipamento social.

Ao início da tarde e com o coração bem apertado, despedimo-nos de todos com carinho e com a certeza de que voltaremos, em breve, para junto desta nossa família que tanto dá ao mundo e a nós, a quem faz o coração transbordar de felicidade!

A possibilidade de escutar e aceder à sabedoria que nasce da experiência vivida por estas pessoas especiais tem, para nós, um valor imensurável.

Com muita gratidão e amor,
Voluntariado Passionista.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *