Ordenação Diaconal do Nuno Ventura

No passado dia 11 de Julho de 2010, pelas 16h na Sé Catedral do Porto, o Bispo D. Manuel Clemente, numa celebração concelebrada por várias dezenas de sacerdotes, ordenou três presbíteros e quatro diáconos, entre os quais o passionista Nuno Ventura, natural de Santa Maria da Feira e actualmente a residir na comunidade passionista de Scala Santa, em Roma, onde estuda Teologia Dogmática.

Numa celebração em grande e repleta de fiéis, o prelado, a partir do Evangelho do XV Domingo do Tempo Comum do bom samaritano, denunciou que ainda hoje continuam a existir salteadores como os da parábola, que roubam valores fundamentais. Numa sociedade onde tudo é banalizado, D. Manuel Clemente ressaltou que “felizmente são muitos os samaritanos, mesmo que não sejam bastantes“, e apontou que o caminho a seguir pelos ordinandos é o do samaritano, seguindo o exemplo de Cristo pastor e servidor.

D. Manuel, ao concluir a homilia, deixou como conselho aos neo-sacerdotes e neo-diáconos que “só Deus basta” e que, apesar de serem importantes as amizades, torna-se mais importante cultivar “antes de mais e sempre, a amizade de Deus“.

Depois da celebração e das saudações dos familiares e amigos no exterior da Sé Catedral, seguiu-se no Seminário Passionista de Santa Maria da Feira, um jantar onde estiveram presentes Religiosos passionistas vindos das várias comunidades em Portugal, o pároco de Santa Maria da Feira, P. Eleutério Pais, e alguns familiares do Nuno Ventura.

Aos novos presbíteros e diáconos, em especial ao diácono passionista Nuno Ventura, os Missionários Passionistas desejam as maiores felicidades!


Para consultares fotos clica aqui

Homilia do D. Manuel Clemente clica aqui

Facebook
Twitter
WhatsApp
Print
Email

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *