Partir, convidar e atrair… para estar um pouco com Jesus

Esta foi a missão de cerca de 80 jovens da Vigararia da Feira no passado dia 21 de Outubro. O encontro e missão propícios à oração e ao convívio teve início com a Eucaristia das 18h30 na Igreja Matriz, na qual foi feito o rito de envio dos missionários. Depois de um alegre e partilhado jantar, chegou o momento de começar a esperada “Luz na Noite”.

A noite estava fria, mas o coração quente e tocado por Cristo não impediu os jovens de partirem em missão. Levavam consigo o desejo de encontrar alguém que os escutasse e que viesse consigo até à Igreja da Misericórdia para estar com a Luz do Mundo, Jesus Cristo Sacramentado.

O centro histórico iluminado e festivo a que estamos habituados foi invadido por uma chama de fé, que aos poucos tocava aqueles que eram encontrados pelos “jovens missionários”. Cerca de 200 pessoas encontraram-se mais intimamente com Jesus, acompanhados pelo seu “anjo de companhia”. Quiseram estar um pouco a sós com Aquele que está sempre à nossa espera, nem que seja simplesmente para lhe dizer: “Boa noite Pai. Eu estou aqui!”.

Crianças, adolescentes, adultos e famílias entraram pelas portas da Igreja da Misericórdia sem saber O e Quem os esperava. Depois de subirem as escadas, as pessoas atraídas pelos fervorosos missionários diziam: “vamos lá ver o que é que nos espera”, “não sei como caí na vossa maluqueira, mas aqui estou”, “temos que nos separa???… mas no fim entreguem-me o meu filho!”. Tudo isto foi dito numa harmonia pautada pelo entusiasmo, alegria e esperança.

Todos estes passos foram importantes para que se alcançasse o objetivo primordial: estar um pouco com Jesus, conversar com Ele, contar-lhe mais uma vez a nossa história, sorrir com Ele, suspirar também… “Foi simpático este momento” dizia uma das crianças que escreveu qualquer coisa a Jesus, acendeu a sua vela, e depois foi acompanhada até à porta pelo “anjo” que esteve com ela o tempo necessário.

O silêncio interior habitou na Igreja da Misericórdia durante três horas de Adoração ao Santíssimo Sacramento. Apenas se escutavam os belos cânticos e a leitura de algumas passagens bíblicas que ajudavam à reflexão… alguns dos amigos de Jesus entraram na igreja no momento em que estavam a ser lidas as palavras que precisavam de escutar, para continuarem a peregrinar com mais esperança no caminho da vida.

Fecharam-se as portas… os jovens participantes prostraram-se em conjunto diante do Senhor, agradecendo as maravilhas que Ele operou naquela noite e a força que lhes deu para irem ao encontro do desconhecido. Fecharam-se as portas… mas Jesus continua à nossa espera! Porque só depois do encontro com Ele temos a força necessária para ir pelas ruas estreitas e longas da vida anunciá-l’O e alargar com a força do Espírito do Santo o Seu Reino!

Uma palavra de gratidão a todos os que participaram: andando pelas ruas, estando na igreja acolher as pessoas que chegavam e aos que asseguraram o canto e a leitura dos textos bíblicos… E que venha a próxima, porque ainda há muitas vidas que habitam na escuridão e precisam de pessoas disponíveis para lhes indicar o caminho para a Luz!!!

Co-Ir. André Pereira, Passionista

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *