Passionistas celebram a Festa de S. Paulo da Cruz em todas as Comunidades

No dia 19 de outubro, a Congregação Passionista celebrou a Festa Litúrgica do seu Fundador, S. Paulo da Cruz, recordando o legado de fé, esperança e o profundo amor pela Paixão de Cristo, que inspirou e continua a inspirar os Passionistas espalhados por todo o Mundo.

Procurando manter viva a memória de S. Paulo da Cruz, os Missionários convidaram toda a comunidade a aprofundar o conhecimento sobre a vida do Fundador, o seu carisma e a visão que inspirou a criação da Congregação.

Em Barroselas, entre os dias 12 a 20 de outubro, celebrou-se a novena a S. Paulo da Cruz, vivida com muita fé, profunda alegria e em espírito de simplicidade.

No dia 18 de outubro, data em que, em 1775, S. Paulo Cruz partiu para junto do Pai, as várias Comunidades Passionistas celebraram este nascimento para a vida eterna com momentos introspetivos e de profunda reflexão, encontrando no silêncio e na oração em comunidade, a inspiração e a fortaleza necessárias para o anúncio da Evangelho e para a continuidade da Missão.

Em Calumbo, realizou-se a Vigília da Cruz em honra de S. Paulo da Cruz, no Santuário de São José do Calumbo e na Paróquia de São José Operário.

Também em Uíge se realizou a Vigília a S. Paulo da Cruz, na Igreja Paroquial da Santa Cruz, presidida pelo Pe. Manuel. Os Seminaristas dinamizaram a primeira parte da Vigília e o Agrupamento de Escuteiros de S. Paulo da Cruz a segunda parte. Ainda em Uíge, o Grupo Coral da Comunidade do Dunga (cujo Patrono é S. Paulo da Cruz) animou a Eucaristia.

Em Huambo, realizaram-se as Primeiras Vésperas in memória de S. Paulo da Cruz, trânsito, a leitura do testamento espiritual e a bênção com relíquia.

Também em Roma, no Santuário da Scala Santa, foram realizadas as Primeiras Vésperas in memória de São Paulo da Cruz.

Por sua vez, no dia 19 de outubro, todas as Comunidades Passionistas celebraram Eucaristia dedicada especialmente à memória do Fundador, aproveitando o descanso semanal para a celebração da festividade num convívio partilhado entre todos que, pese embora, a larga distância física que o anúncio da Paixão impõe, não limita os laços e a fraternidade entre Comunidades.

Em Uíge, o almoço foi festivo, com a Comunidade em alegria pelo exemplo deixado por S. Paulo da Cruz.

Em Calumbo, o almoço de S. Paulo da Cruz reuniu os Missionários Passionistas, os Seminaristas, Leigos Passionistas e Trabalhadores da Missão.

Em Barroselas, celebrou-se Eucaristia às 19h, presidida pelo Pe. Francisco, seguida de um jantar com os Leigos Missionários.

Também em Santa Maria da Feira se celebrou Eucaristia às 19h, seguida de um jantar com os Leigos Missionários.

Recorda-se que, a Festa Litúrgica do Fundador ocorreu enquanto decorria o 48.º Capítulo Geral da Congregação da Paixão de Jesus Cristo, que reuniu cerca de cem Passionistas chamados a refletir sobre as exigências do mundo atual face à necessidade de manter viva a chama da Paixão e a alegria do Evangelho.

Em Audiência Geral de 25 de outubro, o Santo Padre recebeu os participantes do Capítulo Geral e interpelou toda a Congregação para, através da Paixão de Jesus, dar significado à dor do irmão que sofre. Disse o Papa Francisco “é preciso alcançar o maior número possível de pessoas, porque todos, sem excluir ninguém, têm extrema necessidade da luz do Evangelho”.

A vida de S. Paulo da Cruz foi marcada por um amor ardente pela Cruz de Cristo e pelo desejo de, através do espírito de solidão, pobreza e oração, renovar a fé entre os cristãos através da contemplação da Paixão de Jesus.

Que o exemplo do Fundador a todos interpele e desinquiete: é preciso que nos deixemos contagiar pelo amor de Cristo e, com a sua graça, ver além do que a visão humana consegue alcançar.

Viva S. Paulo da Cruz!

Facebook
Twitter
WhatsApp
Print
Email

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *