Rosto Solidário envia seis voluntárias para Missões Passionistas

Após nove meses de formação do grupo “Voluntariado Passionista” estão definidas as missões de voluntariado internacional para este verão na Rosto Solidário. As missões acontecerão durante os meses de Julho, Agosto e Setembro junto das Missões dos Missionários Passionistas em Angola, concretamente na cidade do Uíge e no município de Viana. Serão enviadas seis voluntárias, todas do sexo feminino, com idades entre os 19 e os 52 anos, sendo que três irão para Uíge e três para Viana. O seu envio será oficializado na festa da família Passionista, que decorrerá na mata do Seminário Passionista, em Santa Maria da Feira, no dia 8 de Julho.

Das seis voluntárias cinco são do grupo de formação de Santa Maria da Feira. Em concreto, três voluntárias são provenientes do concelho de Santa Maria da Feira, a Fabiana é de Travanca, a Ângela de S. João de Ver e a Dora de Lourosa. A Filipa é de Esmoriz, concelho de Ovar e a Ana é de Castelões, concelho de Vale de Cambra. Às cinco junta-se a Daniela que vem de Barroselas, Viana do Castelo.

Na missão do Uíge, as voluntárias apoiarão projetos liderados pelos Missionários Passionistas na Paróquia da Santa Cruz. Concretamente apoiarão no Centro Cultural da Santa Cruz, localizado no Bairro Dunga, os cursos de informática, o projeto de apoio escolar e o funcionamento geral do centro; darão também apoio ao projeto de promoção da mulher, no bairro do Papelão, nomeadamente aos cursos de costura e aos vários negócios sociais em criação.

Na missão de Viana, as voluntárias apoiarão atividades lideradas pelas Irmãs Salesianas, no CESA (Centro Socioprofissional Auxiliadora) recentemente inaugurado, nomeadamente através de cursos de inglês, dinamização de atividades desportivas para raparigas, ações de educação para a saúde, dinamização de grupo de teatro juvenil para sensibilização na comunidade e apoio a dinâmicas de apoio escolar e promoção da leitura. Darão também apoio a atividades promovidas pelos Passionistas na Paróquia de que são responsáveis e no Santuário de S. José de Calumbo.

Paulo Costa, que coordenou a formação e toda a preparação do grupo, afirma “Acredito que mudamos o mundo se mudarmos a vida de alguém, foi isso que tentei fazer na formação com elas, agora espero que elas façam isso em missão!”. “Este grupo, onde há mais pessoas além das seis que vão, tem experimentado na prática que quando se quer muito alguma coisa as coisas acontecem mesmo. Agradecemos a muita gente, que acreditou nelas e que apoiou financeiramente esta missão. Como tal, não são seis que vão em missão mas uma multidão, desde colegas do grupo “Voluntariado Passionista”, a amigos, familiares e benfeitores, nós vamos com elas e elas ficam connosco, como costumamos dizer no grupo, estaremos juntos!”.

O grupo Voluntariado Passionista é promovido pela Rosto Solidário e faz parte integrante da denominada “Família Passionista Laical”, enquadrando-se como tal numa missão comum, entre religiosos Passionistas e Leigos, a partir da espiritualidade Passionista e centrados especialmente na espiritualidade JPIC (Justiça, Paz e Integridade da Criação).

Notícia também publicada na Revista Fátima Missionária

(http://www.fatimamissionaria.pt/artigo.php?cod=23588&sec=7)

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *