Semana Santa 2010 em Sta Mª da Feira

Mais uma vez, em Santa Maria da Feira, realizou-se a Semana Santa preenchida por vários eventos religiosos e culturais, que proporcionaram a centenas de pessoas uma melhor vivência da grande semana para os cristãos.

Para além das celebrações habituais do Tríduo Pascal, realizadas na Igreja Matriz e na Igreja dos Missionários Passionistas, foram levadas a cabo outras actividades, que já fazem parte da história da Semana Santa nesta cidade: A Procissão dos Lírios, a Entrada Triunfal de Jesus em Jerusalém e a Via-Sacra. Estas encenações são apresentadas pelo Grupo Gólgota em parceria com vários orgãos religiosos e civis da cidade.

A Procissão dos Lírios, realizada na sexta-feira anterior ao Domingo de Ramos, apela a um encontro com as personagens mais importantes da história da Humanidade: Jesus e Maria, assim como, visa preparar o espírito para a Semana Santa. Este ano, devido à chuva e ao vento que se fez sentir ao longo de todo o dia, levou a que poucas pessoas participassem na Procissão. A noite foi serena e propícia à Procissão do Encontro.

No Domingo de Ramos, realizou-se a Entrada Triunfal de Jesus em Jerusalém, com inicio na Igreja Matriz até ao Seminário dos Passionistas. O dia primaveril que se fez sentir proporcionou que participassem alguns milhares de pessoas, que acompanharam “Jesus” até “Jerusalém”.

Na sexta-feira Santa realizou-se, desde a alameda do tribunal até ao castelo de Santa Maria da Feira, a Via-Sacra. O tempo ajudou e só tivemos a presença de alguma chuva quase no final, envolvendo o quinto e sexto quadros (morte e ressurreição de Jesus) de algum mistério… A presença de alguns milhares de pessoas superou as expectativas, tendo sido dos anos com mais participação.

A todos os que tornaram esta Semana Santa possível e a todos quantos participaram um bem-haja!

Fotos da Procissão dos Lírios aqui

Fotos da Entrada Triunfal de Jesus aqui

Fotos da Via-Sacra aqui

(fotos gentilmente cedidas pelo querercrer.com)

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *