Vestição do hábito passionista em Falvaterra

No passado dia 21 de Novembro de 2010, tão especial para a Congregação Passionista por ser a Festa da Apresentação de Nossa Senhora que desde os tempos do nosso Fundador, S. Paulo da Cruz, é vista como o verdadeiro modelo de consagração ao Senhor, sete noviços passionistas da Configuração Jesus Crucificado receberam o hábito religioso, entre os quais o “nosso” José Gregório, no Convento Passionista de Falvaterra (Itália).

A celebração, presidida pelo Rev. Superior Geral da Congregação Passionista, P. Ottaviano D’Egidio, teve lugar às 16 horas na pequena igreja da nossa casa religiosa, estando presentes muitos sacerdotes passionistas (entre os quais o P. João Paulo Silva, Vice-Mestre dos noviços) e alguns párocos vizinhos, o “nosso” diácono Nuno Ventura e bastantes fiéis que se quiseram associar a este momento, entre os quais os pais, irmãos e tia do José Gregório, vindos de Portugal para esta ocasião.

Foi uma celebração muito significativa porque, por um lado, marca o início de um tempo novo na Congregação que atravessa um período de reestruturação, de maior comunhão e solidariedade entre os seus religiosos das mais diversas regiões do mundo (estão neste noviciado quatro jovens de duas Províncias italianas, um português, um de Porto Rico e outro da República Dominicana), dispostos a viver com generosidade o mesmo carisma passionista; por outro lado, deu-se numa casa aberta pelo próprio Fundador da Congregação, onde se formaram muitos outros religiosos e de onde partiu, por exemplo, o Beato Domingos Barberi para Inglaterra, lutando pela unidade da Igreja e tendo um papel muito importante na conversão do agora Beato John Henry Newman.

Por coincidência a Igreja celebrava neste dia a Solenidade de Jesus Cristo Rei do Universo, pelo que o Superior Geral, na sua homilia, exortou todos os presentes, e os noviços em particular, a contemplar o nosso Rei, Jesus Cristo Crucificado, para vivermos segundo os seus critérios, fazendo da nossa vida um dom de amor e serviço aos irmãos. Tal como Cristo, despojado sobre a cruz, também os noviços abandonaram as suas antigas vestes, símbolo do homem velho, para se revestirem com o hábito religioso, símbolo do homem novo que pretendem ser, à imagem de Jesus Cristo Crucificado.

Tal como os próprios noviços o fizeram ao finalizar a celebração, também nós vos pedimos agora as vossas orações pela sua perseverança num caminho de fidelidade ao Senhor, para que possam ser sempre, para os homens e mulheres do nosso tempo, um sinal de renovada esperança a partir da experiência do Calvário: o Crucificado é o Ressuscitado! É pela oferta da própria vida em favor dos outros que se alcança a verdadeira vida, a autêntica felicidade!

Fotos: clique aqui

Facebook
Twitter
WhatsApp
Print
Email

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *