Rua do Santuário de S. José de Calumbo
Viana – Luanda
Como principais atividades dos Religiosos, em primeiro lugar, a ação pastoral no Santuário de S. José de Calumbo, com particular incidência no atendimento de confissões e da chamada “escuta”, em todas as quartas-feiras e, especialmente, nas primeiras sextas-feiras de cada mês. Em segundo, o atendimento na Paróquia de S. José de Calumbo e noutro centros de culto anexos à Zona Missionária. Para além destas duas grandes actividades que ocupam muito tempo e dedicação, esta comunidade é formativa. Assim dedica-se à pastoral de animação e formação vocacional. Para além de terem elementos a colaborar na Pastoral Vocacional Diocesana, a «Casa da Missão» é um seminário onde vivem 11 seminaristas que estudam em Luanda o Curso de Filosofia (3 anos). Esta comunidade colabora na Caritas Diocese, dá apoio espiritual ao Estabelecimento de Reclusos do Kakila (1.200 reclusos) e a uma Escola Primária/Secundária.
Construíram uma biblioteca, dentro do terreno da Missão, que está aberta ao público, e colaboram com vários projectos com a comunidade local. Estes projectos tiveram e têm o apoio dos Voluntários Passionistas (ONGD ‘ROSTO SOLIDÁRIO’ PASSIONISTA), ONGD ‘SER MAIS VALIA’ e ‘DRESS a GIRL’: formação de inglês, saúde, gestão, língua portuguesa, informática e, ultimamente a construção de três salas numa escola de Calumbo, para mais de 180 crianças.
Em Abril de 2006, o II Capítulo da Província de Nossa Senhora de Fátima (FAT-Portugal), deliberou que se continuassem as prospeções no sentido de abrir uma Nova Fundação nas proximidades da capital (Luanda). Após várias diligências efectuadas mormente no ano 2008, optou-se por aceitar o pedido do Bispo da nova Diocese de Viana, D. Joaquim Ferreira Lopes, para que a Congregação se fixasse naquela área, com a custódia do Santuário de S. José de Calumbo e o cuidado pastoral de uma paróquia a erigir canonicamente. O pedido mostrou-se aliciante, não só porque o local está próximo de Luanda (cerca de 50 km), mas também porque houve, da parte do Bispo, conforme protocolo e convénio, oportunamente assinado pelas partes, a cedência de terreno para a construção de uma casa de formação passionista – incluída a antiga «Casa da Missão», para além de muitas outras vantagens que o local oferecia: proximidade da Capital (Luanda), boas vias de acesso aos locais de ensino (Filosofia, Teologia e outras), o que comportava uma “mais-valia” para o futuro vocacional da Congregação em Angola.
Após a aprovação do Conselho Geral da nova fundação (6.02.2009), foi assinado o Convénio entre a Diocese de Viana, representada pelo seu Bispo – D. Joaquim Ferreira Lopes -, e a Província de Nossa Senhora de Fátima dos Missionários Passionistas, representada pelo seu Superior Provincial – P. Laureano Alves Pereira –, a 31 de Dezembro de 2009.
Os primeiros Missionários a constituírem a Comunidade de Calumbo foram, em 2009, os PP. Gabriel Querubim (Superior), Bruno Dinis (vice Superior e Ecónomo) e o Irmão Hugo Figueira; em 2011, o P. Aniello Migliaccio, da Província DOL (Itália). Em 2012, o P. Nuno Almeida (como diretor dos seminaristas, vice- Superior e Ecónomo). Tendo o P. Bruno Dinis regressado à Portugal em 2012. O P. Alfredo Serpa, veio da comunidade de Uije, em 2014, (vice diretor e pastoral) após a partida do P. Aniello para Itália. Por questões de apoio familiar o P. Serpa regressou a Portugal e o P. José Queirós, em Dezembro de 2017, voluntariou-se para fazer parte da comunidade, aos seus 77 anos de idade.