Seminário da Santa Cruz dos Missionários Passionistas
Avenida Fortunato Meneres, 47
Santa Maria da Feira, Portugal
Follow us

Missão de Calumbo com Apoio da Cooperação Portuguesa em Angola

Projeto “Da rua para a escola – Assegurar o direito à educação”

O projeto “Da rua para a escola – Assegurar o direito à educação”, a ser implementado pelos Missionários Passionistas em Angola, e elaborado com o apoio da Rosto Solidário, foi uma das propostas aprovadas pelo Camões – Instituto da Cooperação e da Língua no âmbito do para o Fundo de Pequenos Projetos 2023 apoiados pela Embaixada de Portugal em Angola. Este apoio irá ajudar a mitigar algumas carências e problemas que têm vindo a ser identificados pelos Missionários Passionistas no seu trabalho de apoio à Educação em Calumbo, como o grande número de crianças que não frequentam a escola.

Os Missionários Passionistas em Angola têm já experiência e histórico na contribuição na área da educação, nomeadamente, com a criação de uma biblioteca com uma sala de estudo e de computadores, a ampliação da Escola Primária 5082 e a dinamização do seu clube de leitura, bem como no suporte à alfabetização das mulheres do movimento Promoção da Mulher Angolana na Igreja Católica (PROMAICA), ou na colaboração regular com a prisão de Calumbo.

O projeto “Da rua para a escola – Assegurar o direito à educação”, pretende contribuir para o acesso de 240 crianças de Calumbo a uma educação inclusiva, de qualidade e equitativa, para que estas completem o ensino primário e secundário. Para o efeito, serão requalificados, mobilados e disponibilizados 4 centros de explicação (de equivalência ao ensino formal).

Em simultâneo e, de forma a sustentar melhores resultados de aproveitamento escolar, pretende-se reforçar o trabalho já desenvolvido na área de apoio alimentar e nutricional feito através do fornecimento diário de sopas nutritivas. Atualmente, são já preparadas e distribuídas 9.200 sopas, quatro vezes à semana, feitas com base em produtos locais.

“Cremos que o projeto “Da rua para a escola – Assegurar o direito à educação”, irá ser um sucesso, com a colaboração e contribuição da comunidade e das famílias dos alunos”, afirma P. Nuno Almeida.

Para além do Fundo de Pequenos Projetos, do Camões I.P. que ronda os 8000€ e que serão usados na aquisição de materiais, os Missionários Passionistas apelaram e mobilizaram cerca de 9000€ através de um sistema de apadrinhamento que assegura a propina ao longo do ano letivo. Desta forma, todas as contribuições que agradecemos podem ajudar a concretizar este projeto e a garantir a sua continuidade e crescimento.

A propósito deste contexto, recentemente, a Comunidade Passionista de Calumbo, recebeu a visita do Embaixador de Portugal em Angola, Francisco Alegre Duarte, do Adido para a Cooperação, Miguel Girão de Sousa, e do Delegado da AICEP, João Falardo, que visitaram a Missão Passionista, a Vila de Calumbo e o Santuário de São José de Calumbo podendo constatar in loco o trabalho que tem vindo a ser desenvolvido.

Para além do projeto recentemente aprovado e outros já curso, os planos de requalificação e expansão deste Santuário, que é um Património Cultural de Angola, foram um dos temas abordados nesta visita. Esta obra poderá beneficiar não somente as práticas religiosas, como a criação de trabalho e a melhoria da qualidade de vida da população local, reproduzindo o que já acontece no Santuário da Muxima.