No passado dia 4 de maio, o Voluntariado Passionista desafiou os jovens do 9.º e 10.º ano para uma sessão de catequese diferente do habitual. Através de uma atividade intitulada “Desigualdades no Mundo – Jogo das Cadeiras”, o Grupo procurou despertar a consciência dos jovens catequizandos para as disparidades existentes nas sociedades contemporâneas, especialmente entre os países do Norte e do Sul.
Na prática, os jovens foram convidados a participar no “Jogo das Cadeiras”, mas com uma dinâmica muito própria: através de indicadores numéricos reais, os jovens foram organizados em pequenos grupos representativos da população de um determinado continente ou país; por sua vez, as cadeiras representavam a riqueza e o poder de decisão que cada continente ou país tem no mundo atual. Pois bem, a única regra do jogo era a seguinte: a “população” de cada continente ou país tinha de ocupar o número de cadeiras que representava a riqueza desse continente ou país.
Bem podemos imaginar o resultado: por exemplo, o único catequizando representativo da América do Norte tinha de ocupar sete cadeiras, deitando-se e esticando-se para que isso acontecesse! Já o os quatro catequizandos representativos do continente africano tinham de caber todos numa única cadeira!
A atividade decorreu num clima de muita brincadeira, entre muitos risos e ginástica para que todos se acomodassem nas cadeiras, mas, na verdade, o resultado final causou algum “desconforto” aos catequizandos, pois foi bem notório que a riqueza e o poder de decisão não estão bem distribuídos pela população que habita neste mundo. Esse desconforto foi particularmente evidente para os jovens que representavam o continente africano, onde a Congregação Passionista está presente em três Missões (Uíge, Calumbo e Angola).
Através desta abordagem prática, os jovens viveram uma imersão palpável na realidade global, o que despertou um entendimento mais profundo sobre as discrepâncias sociais e económicas que moldam o nosso mundo.
No final, a atividade revelou-se não só informativa, mas também inspiradora, motivando os jovens a refletir sobre o seu papel enquanto agentes de mudança numa sociedade globalmente interdependente. O impacto desta experiência certamente ecoará nas escolhas e ações futuras dos catequizandos, promovendo uma maior consciência e responsabilidade social.
No balanço desta iniciativa, o VP conseguiu atingir o seu objetivo: colocar todos os catequizandos a refletir sobre as desigualdades e a injustiça social entre continentes e países. Mais do que a reflexão, desafiamos os jovens do 9.º e 10.º a não se conformarem e a arregaçarem as mãos para construir um mundo mais justo e solidário.
*Esta atividade foi concebida pela ITECO, uma organização belga dedicada à Educação para o Desenvolvimento, e adaptada pelo CIDAC – Centro de Informação Amílcar Cabral, com uma atualização dos dados que refletem a realidade dos dias de hoje. Este ajustamento garante a pertinência e atualidade dos conteúdos apresentados, potenciando uma reflexão crítica e informada por parte dos participantes.