O primeiro nome dado a este grupo foi simplesmente “Grupo S. Paulo”. Nasceu quando se formaram os primeiros Missionários Passionistas Portugueses, cujos primeiros anos de formação tiveram lugar no Seminário de Barroselas. O grande impulsionador do Grupo foi o P. João Bezerra, dando os primeiros passos para a sua fundação no ano 1966.

O Grupo S. Paulo principiou por ser um Grupo de Teatro e de Desporto. O Sector do Folclore, fundado em 1970, é-lhe reconhecido mérito não só pelo valor em si mas também pelas brilhantes actuações por todo o País e em Espanha, e pelos Festivais Folclóricos por si organizados.

O Sector Juvenil tem sido um dos mais acarinhados porque é também um dos mais simpáticos. É constituído por jovens e adolescentes, que dão o seu contributo essencial e entusiástico para o brilhantismo das festas próprias do Grupo e de uma maneira muito especial nas celebrações litúrgicas.

O Grupo Coral, que ganhou novo impulso nos anos oitenta, continua a mostrar saber a arte musical. Para além da sua presença habitual nas Eucaristias na Igreja do Seminário Passionistas, têm participado em Encontros de Coros, organizado alguns e dado também alguns Concertos na Igreja do Seminário dos Missionários Passionistas desta Vila.

O Grupo S. Paulo, para além das actividades específicas de cada Sector, tem vindo a fomentar outras paralelas e muito motivadoras e importantes. Citamos apenas as mais significativas: Todo o trabalho do Ciclo do Linho; Trabalho aos Teares; Espadelada; Exposições; Bordados; Marchas da Vila de Barroselas; Canto das Janeiras; Escola de Música e respectivas Audições para a população em geral.

Será importante referir que o nome oficial do Grupo S. Paulo passou a ser desde oito de Dezembro de mil novecentos e oitenta e seis, data da aprovação dos seus Estatutos “Grupo S. Paulo da Cruz”, em honra do fundador da Congregação dos Missionários Passionistas, que tem o mesmo nome.

Projetos de futuro? Sonhar sempre e procurar novas realizações, sem deixar esmorecer as actividades tradicionais do Grupo, de que muito se orgulham os seus elementos, os Missionários Passionistas, que os acarinham e orientam, e toda a Vila de Barroselas.

258771150
934528721
fax: 258773852
gspaulo (a) passionistas.pt