A Congregação da Paixão de Jesus Cristo é um Instituto Religioso internacional fundado em 1720. Somos conhecidos como “Passionistas”. Temos a missão de propagar e proclamar o amor de Deus no mundo, através do anuncio da Paixão de Jesus Cristo e da sua mensagem de esperança. É assim há 3 séculos.
Encontramos unidade para a nossa vida e apostolado na Paixão de Jesus Cristo. De facto, somos conscientes que a Paixão de Jesus revela o poder e o amor de Deus e é capaz de destruir o poder do mal no mundo e construir o Reino de Deus. Promover, com a palavra e com as obras, a memória da Paixão de Cristo, para que cada vez mais pessoas possam usufruir dos infinitos frutos que dela provém.
O nosso fundador reuniu companheiros para viverem em comum e anunciarem, aos homens, o Evangelho de Cristo, tendo como objectivo fazer memória da Paixão de Cristo com a vida e o apostolado.
No inicio, chamou-os de “Os pobres de Jesus” porque a sua vida devia fundar-se na pobreza evangélica, tão necessária para perseverar na oração e anunciar continuamente a Palavra da Cruz. Quis que os seus companheiros seguissem um estilo de vida semelhante à dos apóstolos e vivessem profundamente em espírito de oração, de penitência e de solidão, para que alcançassem a união com Deus.
Com grande visão, proclamou que a Paixão de Jesus é a obra maior e mais admirável do amor divino e remédio para os males do nosso mundo.
Queremos manter viva a memória do amor de Jesus que foi crucificado, morreu e ressuscitou. Esta mensagem é muito necessária para o mundo de hoje que procura liberdade e dignidade humana.
Num mundo que se debate com o sofrimento e a dor, torna-se necessário proclamar o Evangelho da Paixão.
Espalhamos esta Mensagem através de Missões Populares, Missões no estrangeiro, pregações, retiros, internet.
És rapaz, católico, e estás a pensar no teu futuro?
Sentes que a tua vida tem de dar uma volta para encontrares sentido para ela?
Alguma vez te passou pela cabeça ser padre ou missionário?
Sentes uma atração especial pela Paixão de Jesus?
Ter mais de 16 anos e ter menos de 35 anos.
Ser católico.
Contactar uma Comunidade Passionista, mesmo que ainda não tenhas 16 anos.
Rezar.
Depois do primeiro contacto e de uma conversa, poderás iniciar uma época de discernimento, para pensares melhor.
Durante 2 ou mais anos és acompanhado por religiosos Passionistas. A certa altura, serás convidado a experimentar a vida comunitária durante uma longa temporada.
O Noviciado é uma experiência de 1 ano onde se vive intensamente a oração, o estudo, o trabalho e a vida em comunidade. No final desse ano, o noviço pode ser aceite como Passionista.
O jovem Passionista continuará a sua formação durante vários anos. Poderá estudar teologia ou outra ciência religiosa ou civil.