Quem somos nós?

Desde 1720

A Congregação da Paixão de Jesus Cristo é um Instituto Religioso internacional fundado em 1720. Somos conhecidos como “Passionistas”. Temos a missão de propagar e proclamar o amor de Deus no mundo, através do anuncio da Paixão de Jesus Cristo e da sua mensagem de esperança. É assim há 3 séculos.


A Memoria Passionis

Encontramos unidade para a nossa vida e apostolado na Paixão de Jesus Cristo. De facto, somos conscientes que a Paixão de Jesus revela o poder e o amor de Deus e é capaz de destruir o poder do mal no mundo e construir o Reino de Deus. Promover, com a palavra e com as obras, a memória da Paixão de Cristo, para que cada vez mais pessoas possam usufruir dos infinitos frutos que dela provém.

São Paulo da Cruz

O nosso fundador reuniu companheiros para viverem em comum e anunciarem, aos homens, o Evangelho de Cristo, tendo como objectivo fazer memória da Paixão de Cristo com a vida e o apostolado.
No inicio, chamou-os de “Os pobres de Jesus” porque a sua vida devia fundar-se na pobreza evangélica, tão necessária para perseverar na oração e anunciar continuamente a Palavra da Cruz. Quis que os seus companheiros seguissem um estilo de vida semelhante à dos apóstolos e vivessem profundamente em espírito de oração, de penitência e de solidão, para que alcançassem a união com Deus.
Com grande visão, proclamou que a Paixão de Jesus é a obra maior e mais admirável do amor divino e remédio para os males do nosso mundo.


Anuncio da Paixão

Queremos manter viva a memória do amor de Jesus que foi crucificado, morreu e ressuscitou. Esta mensagem é muito necessária para o mundo de hoje que procura liberdade e dignidade humana.
Num mundo que se debate com o sofrimento e a dor, torna-se necessário proclamar o Evangelho da Paixão.
Espalhamos esta Mensagem através de Missões Populares, Missões no estrangeiro, pregações, retiros, internet.

Como ser Passionista?

Vamos pensar juntos…

  • 01

    És rapaz, católico, e estás a pensar no teu futuro?

  • 02

    Sentes que a tua vida tem de dar uma volta para encontrares sentido para ela?

  • 03

    Alguma vez te passou pela cabeça ser padre ou missionário?

  • 04

    Sentes uma atração especial pela Paixão de Jesus?

E que precisas para ser Passionista?

  • 01

    Ter mais de 16 anos.

    Ser católico.
    Contactar uma Comunidade Passionista, mesmo que ainda não tenhas 16 anos.
    Rezar.

  • 02

    Depois do primeiro contacto e de uma conversa, poderás iniciar uma época de discernimento, para pensares melhor.

Etapas de formação para ser Passionista

  • 01

    Durante 2 ou mais anos és acompanhado por religiosos Passionistas. A certa altura, serás convidado a experimentar a vida comunitária durante uma longa temporada.

  • 02

    O Noviciado é uma experiência de 1 ano onde se vive intensamente a oração, o estudo, o trabalho e a vida em comunidade. No final desse ano, o noviço pode ser aceite como Passionista.

  • 03

    O jovem Passionista continuará a sua formação durante vários anos. Poderá estudar teologia ou outra ciência religiosa ou civil.