O dia de abertura do III Capitolo Provincial MAPRAES começou com a celebração Eucarística, presidida pelo padre Geral, Joachim Rego. A Missa votiva do Espírito Santo cria um clima de discernimento e consciência do trabalho importante que os Capitulares se disponibilizarão a cumprir ao longo dos próximos dias. Pode-se ler alguns pontos chave da Homilia do padre Geral aqui.

Seguidamente, reunidos em Aula, depois da Invocação do Espírito Santo, os Capitulares deram início aos trabalhos com a saudação do Superior Provincial, padre Luigi Vaninetti, a que se seguiu o Relatório do Superior Geral.
Concluída a apresentação, prosseguiu-se às formalidades canónicas de início do Capítulo:
Aprovação do Moderador: Padre Antonio Maria Munduate Larrea;
Apresentação dos Padres convidados: padre Juan Manuel Benito Martin (provincial SCOR), padre Rui Miguel Rodrigues de Carvalho;
Chamada dos Capitulares: 49 em 51 presentes; ausentes dois capitulares (padre Francesco Guerra e padre Matteo Nonini que chegam nos próximos dias);
Aprovação do Regulamento para o III Capítulo Provincial MAPRAES;
Confirmação do Secretário e proposta do assistente de Secretaria: Padre Luigi Procopio e Coir. Gianluca Mirra;
Proposta dos Escrutinadores: Padre Carlo Maria Romano e Padre André Michael Almeida Pereira;
Aprovação da Agenda: foi pedido que a Agenda fosse aprovada diariamente.
Os trabalhos da manhã concluíram com a apresentação da primeira parte do Relatório do padre Superior Provincial e com a sondagem para a eleição dos membros da Comissão Central do Capítulo (C.C.C.)
Na sessão da tarde, o Superior Provincial terminou a exposição do seu Relatório e seguiu-se à discussão, em Aula, que tocou alguns argumentos tratados precedentemente. Os temas principais foram:
As escolhas estratégicas; a Área Oeste; os encontros de jovens religiosos online; a Evangelização; a autoridade do Governo sobre o território e a relação entre governo e base; os santuários; os meios de comunicação social; a importância da tradição Passionista; a figura do Superior local, a obediência sincera e a autorreferencialidade; a falta de sentido no mundo de hoje; o problema das estruturas; Lurdes e a França; a pastoral na Bulgária; a Pastoral Juvenil; a escuta do mundo; a representatividade da base ao Capítulo falhada; o conhecimento recíproco dos religiosos; a pastoral específica das paróquias; a Formação dos formadores; as possíveis formas de Governo Provincial; o intercâmbio de pessoas na Província.
Por fim, os trabalhos da tarde concluíram com a eleição dos membros da C.C.C. Foram eleitos os padres Leonello Leide, Giuseppe Adobati e Daniele Pierangioli.
A jornada de trabalhos terminou com a oração de Vésperas, presidida pelo padre Federico di Saverio.

