Alfabetização de Mulheres – PROMAICA
- Objetivo: Envio de 400 kits de alfabetização e doação de doze quadros de giz para apoio à PROMAICA
- Local: Calumbo, Angola
- Execução: agosto 2022 – presente
A maioria das mulheres adultas no Calumbo não sabe ler nem escrever. Muitas vezes, têm de optar entre comprar material escolar para si ou para os seus filhos. Naturalmente, a mulher fica em segundo lugar.
Na Missão Ad Gentes de 2022, as mamãs que integram o grupo PROMAICA (Promoção da Mulher Angolana na Igreja Católica) demonstraram muita vontade de aprender a ler e a escrever.
Rapidamente, esta necessidade começou a ganhar forma: era fundamental angariar material escolar e a verba necessária para colocar um quadro de giz em cada comunidade apoiada pela Missão Passionista.
Incentivado pelos Missionários, em 2023, o Voluntariado Passionista começou a divulgar esta necessidade e, prontamente, começou a receber a colaboração de muitos doadores, em especial, a Catequese de Infância do Seminário dos Passionistas de Santa Maria da Feira e a Catequese de Maceda.
Numa primeira fase, foram enviados para Calumbo 175 kits de alfabetização.
Em colaboração com a Escola de Barroselas, o Voluntariado Passionista está a preparar novos kits, com a intenção de apoiar cerca de 400 mulheres.
Na Missão Ad Gentes de 2023, fez-se a compra dos quadros no mercado local e arrancaram as primeiras aulas em Calumbo.
O Kit de Alfabetização:
Cada Kit é composto por:
Três canetas, lápis, afia, borracha, régua, dois cadernos de linhas, um caderno quadriculado, uma caixa de lápis de cor, um porta lápis costurado a partir de material reciclado e um saco de pano para garantir o transporte adequado do material.
A PROMAICA:
A PROMAICA – Promoção da Mulher Angolana na Igreja Católica, é um grupo composto por mulheres que trabalha em prol da afirmação do papel da mulher na família, no trabalho e na sociedade angolana. Inspirado pela Igreja Católica, este grupo cria e desenvolve iniciativas para a dignificação da vida da mulher, nomeadamente ensinando ofícios, economia doméstica, cultura e partilhando experiências de vida que contribuam para a afirmação da mulher.