Ano da Fé – “Redescobrimos a Liturgia”

No passado dia 3 de junho, orientado pelo P. Fernando Tavares, “Redescobrimos a Liturgia”, em mais um tema/catequese organizado pela Comunidade Passionista de Santa Maria da Feira, inserido no Ano da Fé.

Basta um pouco de memória histórica para lembrar que a liturgia foi uma das mais apelativas e visíveis reformas conciliares.

O Vaticano II recoloca a liturgia no seu devi- do lugar (SC 10). Coloca-a, “por sua própria natureza, muito acima dos piedosos exercícios” (SC 12). A liturgia é a atualização da salvação que Cristo realizou especialmente pelo mistério pascal (SC 5), o hoje da história da salvação, cujo prosseguimento encomendou aos discípulos (SC 6). Cristo está presente em sua igreja especialmente na ação litúrgica (SC 7), mediante a qual participamos da liturgia celestial (LG 50).

A constituição sobre a liturgia foi a primeira a ser discutida, elaborada e aprovada pelo Concilio. Ao contrário dos últimos documentos, ela reflete menos a evolução do pensamento teológico.

No final ainda houve a possibilidade de colocar algumas questões e acima de tudo de rever a evolução da liturgia nos nossos dias.

Facebook
Twitter
WhatsApp
Print
Email

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *