Em Huambo, já reiniciaram as aulas de música para meninos de rua. Esta é uma iniciativa da Congregação Passionista que, através da música, pretende trazer para o centro da comunidade local as crianças que vivem sós, jovens e adolescentes que, por diversas circunstâncias, vivem num contexto de pobreza agravada.
Com o apoio de diversos voluntários com conhecimentos musicais, seja para a leitura de pautas musicais, seja no ensino de um instrumento (teclado, viola, cavaquinho, entre outros), os Missionários Passionistas conseguem chegar a muitas crianças e jovens que, por algumas horas, têm a oportunidade de aprender música e, quem sabe, de descobrir um talento especial para esta arte.
Mais do que o ensino musical propriamente dito, esta é uma iniciativa que pretender criar laços entre as crianças e jovens e a comunidade local, ajudando-os à integração e inclusão, bem como dando perspectivas para a construção de um futuro melhor.
A música é, assim, um veículo de esperança, um despertar de emoções e sentimentos e, acima de tudo, de oportunidades – ferramentas tão necessárias para a construção de um mundo mais justo e fraterno.