No passado fim de semana, a Comunidade Passionista de Santa Maria da Feira acolheu com entusiasmo a presença dos escuteiros do Agrupamento 640 do Corpo Nacional de Escutas, que dinamizaram a campanha de venda dos Pirilampos Mágicos em apoio à CerciFeira.
Ao longo das celebrações, os escuteiros estiveram disponíveis à entrada da igreja para sensibilizar a comunidade para esta causa solidária, promovendo a aquisição dos tradicionais Pirilampos Mágicos, símbolo de apoio às pessoas com deficiência intelectual e multideficiência acompanhadas pela CerciFeira.
A Campanha Pirilampo Mágico 2026 decorre entre os dias 8 de maio e 1 de junho e tem como lema “A solidariedade tem raízes firmes”. A iniciativa, promovida pela FENACERCI – Federação Nacional de Cooperativas de Solidariedade Social, pretende não só angariar fundos para as CERCI e instituições congéneres, mas também sensibilizar a sociedade para a importância da inclusão, da dignidade e dos direitos das pessoas com deficiência.
O tema deste ano inspira-se na imagem das raízes como sinal de estabilidade, crescimento e compromisso duradouro com a solidariedade. A campanha recorda que pequenos gestos, quando vividos em comunidade, ajudam a construir uma sociedade mais humana e inclusiva.
A iniciativa foi recebida com grande generosidade pelos fiéis, que responderam de forma positiva ao apelo dos jovens escuteiros. Para além da angariação de fundos, este gesto constituiu também um testemunho de serviço, cidadania e compromisso cristão por parte do Agrupamento 640, reforçando os valores da partilha e da solidariedade.
A comunidade Passionista agradece a presença e dedicação dos escuteiros, bem como a colaboração de todos aqueles que contribuíram para o sucesso desta campanha, ajudando a “iluminar” a vida de tantas pessoas através de um pequeno grande gesto.
