No passado dia 28 de dezembro, o Voluntariado Passionista assinalou a quadra natalícia com a já tradicional Celebração de Natal, seguida de uma Ceia partilhada com a Comunidade Passionista de Barroselas.
Nos dias que antecederam o Natal, os Voluntários foram desafiados a refletir sobre algumas palavras através da dicotomia razão e emoção.
Poderá uma mesma palavra ter diferentes definições à luz da razão e da emoção? Poderá a emoção imprimir um significado diferente do sentido literal de uma palavra ou conceito?
Sob esta perspetiva e, através da leitura de diversas observações do Papa Francisco, o Grupo refletiu sobre o conceito de Mãe, Pai, partilha, alegria, compromisso, gratidão, entre outros.
Cada reflexão produziu seus frutos no interior de cada um, mas também visíveis no exterior, pois dela resultaram diversas “mãos”, estrelas, laços, pequenas chamas de velas e até a partilha de um pão abençoado e repartido entre todos, lembrando o dia em que Jesus instituiu a Eucaristia (como recordou o Padre Francisco, só compreendemos o verdadeiro sentido do Natal quando o projetamos na Páscoa; afinal, a manjedoura onde o Verbo se fez Homem dará lugar à Cruz, onde, por amor, nos foi dada a Vida eterna).
Após uma Celebração muito rica na sua simplicidade, o Grupo permaneceu em partilha, numa Ceia adoçada com os sabores da época.
Foi assim vivido o terceiro dia da Oitava de Natal, que contou também com o acolhimento de novos membros no Voluntariado Passionista, envolvendo a Comunidade de Barroselas, desenhando-se um caminho de trabalho em comum por uma mesma causa: estar em Missão de olhos abertos, com o coração sensível e com as mãos postas no mundo.