Da Rua para a Escola – Assegurar o Direito à Educação

Devido à sobrelotação das Escolas em Calumbo, muitas crianças não têm acesso ao Ensino. Durante a Missão Ad Gentes de 2023, os Missionários Passionistas desafiaram as voluntárias, Rosa Jesus e Helena Portela, a identificar o número de crianças sem lugar na escola, com o objetivo de as colocar em Centros de Explicações.

Com o apoio da Rosto Solidário, foi apresentada uma candidatura ao Camões – Instituto da Cooperação e da Língua, I.P., no âmbito do Fundo de Pequenos Projetos da Embaixada de Portugal em Angola, com o objetivo de construir/reabilitar as instalações escolares.

O projeto foi aprovado e abrange a construção/reabilitação de quatro Centros de Explicações, apoiando cerca de 250 crianças, com obras já iniciadas.

Paralelamente, os Missionários Passionistas lançaram uma proposta de Apadrinhamento Educacional, convidando a comunidade Portuguesa e Angolana a “apadrinhar” os estudos de uma criança. A propina anual, no valor de 25 €, garante as dez mensalidades, bata, fotocópias para as provas, cadernos e lápis.

Ao longo do ano escolar, os Missionários informam os padrinhos e madrinhas sobre o aproveitamento obtido pela criança apoiada.

Este projeto pretende promover o acesso à educação inclusiva, com vista a garantir que todas as crianças completam o ensino primário.

Os donativos para o apadrinhamento serão geridos em articulação entre os Missionários em Calumbo e o Voluntariado Passionista.

Algumas notícias externas sobre este Projeto

Visita a centros de explicações construídos/reabilitados com apoio do CICL - projeto dos Missionários Passionistas no Calumbo, Viana

Visita ao Santuário de São José de Calumbo: Cooperação em Ação para a Educação e Comunidade

"Encontro no Santuário de Calumbo: Parceria pela Educação e Apoio Comunitário

Imagens