No passado dia 8 de Dezembro, Solenidade da Imaculada Conceição, padroeira de Portugal, pelas 16h na Sé Catedral do Porto, o Bispo D. Manuel Clemente, numa celebração concelebrada pelos bispos auxiliares D. João Lavrador e D. António Taipa e por várias dezenas de sacerdotes, ordenou 30 diáconos permanentes e dois diáconos em ordem ao sacerdócio, entre os quais o passionista César Costa, natural de Santa Maria da Feira, onde actualmente integra a comunidade passionista.
Numa celebração em grande e repleta de fiéis, o prelado, partindo do exemplo de Maria ressaltou que “a palavra chave é agora “caridade”. (…) Agora tudo continuará também, caríssimos ordinandos, no vosso coração entregue a Deus, para serviço humilde do próximo. Continuam a ser realidades imensas, da pura ordem da graça; mas continuam a passar por corações humanos, como os vossos, disponíveis para a recriação de todas as coisas em Cristo“.
D. Manuel, ao concluir a homilia, e citando o nosso Papa Bento XVI, instou aos neo-diáconos que, a exemplo de “Santo Estêvão, São Lourenço e São Vicente, diáconos e mártires, esforçai-vos por reconhecer e encontrar Cristo na Eucaristia e nos pobres“.
Depois da celebração e das saudações dos familiares e amigos no exterior da Sé Catedral, seguiu-se no Seminário Passionista de Santa Maria da Feira, um jantar onde estiveram presentes Religiosos passionistas vindos das várias comunidades em Portugal, o pároco de Santa Maria da Feira, P. Eleutério Pais, e alguns familiares do novo diácono César Costa.
Aos novos diáconos, em especial ao diácono passionista César, os Missionários Passionistas desejam as maiores felicidades!
Para consultares fotos clica aqui
Homilia do D. Manuel Clemente clica aqui