No passado sábado, dia 16 de novembro, o Voluntariado Passionista esteve em Barroselas a dinamizar uma tertúlia com o tema: Missão – Vida com Propósito.
A conversa teve como ponto de partida um vídeo com os testemunhos missionários do Pe. Bruno Dinis e Pe. Nuno Almeida.
Numa partilha muito intimista, foram abordadas as carências da população, a pobreza, a dificuldade no acesso ao ensino e ao emprego e as diferenças culturais. Como referiu um dos presentes: as imagens falam por si e choca ver como tudo é diferente.
A perspectiva do Voluntariado Passionista é a de que este olhar seja compassivo, sensível. Deve crescer em nós uma semente de querer fazer o bem, sem floreados ou mediatismo. Uma semente de serviço, para que todos os seres humanos nasçam livres e iguais em dignidade e em direitos.
Pode parecer uma realidade distante, mas a verdade é que as Comunidades Passionistas em Angola trabalham todos os dias para que tal aconteça. Afinal, os Missionários têm como propósito de vida dedicar a sua própria vida aos outros, servindo e caminhando ao lado de tantos: ser luz, dar-se e gastar-se como uma vela.
Todos somos chamados a ser parte desta Missão, a Ver para além de nós.
O Voluntariado Passionista agradece à Comunidade Passionista de Barroselas pelo convite e pelo tão agradável convívio ao longo do dia, que nos relembra que o trabalho e o serviço são mais proveitosos na partilha de opiniões, sorrisos e conversas demoradas.
Agradecemos também aos presentes, na certeza de que basta apenas Deus tocar um pequeno grão de mostarda para dele nascer a mais bela árvore.
Deixemos que este toque possa também transformar a nossa vida.