Tríduo e Festa de S. Paulo da Cruz em Barroselas

Nos dias, de 17 a 19 de outubro, realizou-se, na nossa igreja de Barroselas, o Tríduo em honra de S. Paulo da Cruz, a culminar com a Eucaristia Solene às 19h00 de quarta-feira, dia 19. Nos dias 17 e 18, presidiu à Eucaristia e tomou a palavra durante as homilias, o P. José Queirós, superior da Casa. Concelebraram, no dia 17, os padres Avelino, José Luís e Fernando que também esteve ao órgão a orientar o canto; no dia 18, contámos ainda com a presença do P. Bruno Dinis, atual Presidente do Grupo, que não pôde estar presente no dia 17 por motivos inadiáveis.
Na quarta-feira, dia 19, a Eucaristia Solene foi presidida pelo Superior da Casa, P. José Queirós, que proferiu a homilia, centrada na liturgia da palavra do dia e na figura de S. Paulo da Cruz, enquanto Fundador da Congregação da Paixão, «Pai» e inspirador da grande Família Passionista e arauto de Jesus Crucificado.
No fim da celebração deu-se a beijar a relíquia do santo, enquanto a assembleia entoava o Hino de S. Paulo da Cruz «Exaltemos à porfia». O P. Fernando esteve ao órgão e orientou o canto também nesse dia. Foram escolhidos cânticos simples e conhecidos de todos; por isso, ouviam-se em coro as vozes de praticamente todos os elementos da assembleia. Foi uma celebração bonita, muito participada e vivida.
Nos dias 17 e 18 participou na celebração um número razoável de fiéis. No dia da Festa de S. Paulo da Cruz, o número aumentou consideravelmente, destacando-se, para além de todos os elementos da Comunidade Passionista de Barroselas, a quase totalidade dos elementos do núcleo dos Leigos Missionários Passionistas, afetos à nossa Casa de Barroselas; um Grupo ‘simpático’ de Acólitos (GASPC); elementos do Grupo de Comentadores e Leitores, do Grupo Coral S. Paulo da Cruz, colaboradores do Boletim «Família Passionista» e amigos dos Passionistas, de várias proveniências, isto é, todos aqueles que sentem palpitar no seu peito um coração passionista.
A seguir, realizou-se um jantar-convívio no refeitório da nossa Casa de Retiros, para o qual foram convidados os Leigos Missionários Passionistas, afetos ao nosso Seminário, tendo como responsável o P. José Queirós de Sá. O jantar-convívio decorreu muito bem: conversação animada, boa disposição, boa comida (o que se deve à boa vontade e competência das nossas cozinheiras) e algumas fotos para mais tarde recordar.
Bem-haja a todos! Esperamos continuar para o ano neste ritmo, algo renovado, sobretudo com a presença no jantar-convívio, pela primeira vez, dos Leigos Missionários Passionistas.

img_0112img_0091

Facebook
Twitter
WhatsApp
Print
Email

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *