Voluntariado Passionista: Caminhada Solidária

Entrou o mês de maio e com ele a vontade sempre crescente de sentir que a vida tem de ser vivida com um sentimento de solidariedade e de esperança. Foi neste espírito que o Grupo de S. Paulo da Cruz, os Amigos do Caminho de Santiago de Viana do Castelo e Sobram Sonhos do Albergue Municipal de Barcelos – numa simbiose perfeita –, no primeiro dia deste mês colocaram em marcha uma caminhada que, para além de todos os benefícios para o corpo e mente, que uma atividade deste género proporciona, serviu também como contribuição solidária a reverter para o Voluntariado Passionista.

Marcado o encontro para as oito horas da manhã no Senhor da Cruz, em Barcelos, todos os que tinham manifestado intenção de participar, não se atrasaram. Seguiu-se a bênção do peregrino e foi hora de mais de setenta caminhantes se fazerem ao Caminho. Seguir as setas amarelas era condição obrigatória para os conduzir até ao albergue da Recoleta. Aqui acontecerem alguns dos pontos altos desta caminhada-convívio. A celebração da Eucaristia, numa interação simples, proporcionou momentos de interiorização, reflexão e partilha.

E, caminhava-se a passos largos, agora para o dejejuo propriamente dito. Aqui, mais uma vez, o sentimento de partilha esteve sempre presente. O ritual da queimada galega, mas com características muito próprias apresentada pelos voluntários do albergue da Recoleta, ofereceu a todo o grupo, ápices de verdadeira alegria.

A caminhada continuou até Barroselas mas, uma paragem obrigatória na casa do senhor Amândio Azevedo, possibilitou o refrescar das gargantas com a surpresa agradável de poder saborear o pão acabadinho de cozer.

Para o final pouco faltava. Das paisagens fantásticas combinadas por belezas naturais inigualáveis que por todos puderam ser apreciadas, acreditamos que ficaram retidas na memória de todos estes amigos vindos de várias partes do país, com um sentimento comum, temos de repetir.

Facebook
Twitter
WhatsApp
Print
Email

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *