Nos dias 24, 25 e 26 de fevereiro, a nossa igreja voltou a encher-se de jovens para celebrar a vida de Francesco Possenti-São Gabriel, padroeiro da juventude.
Marcaram presença os seguintes grupos: a JuvePassio, os Devotos, o Say Yes (Santa Maria de Lamas), Gólgota Juvenil, Seminaristas, uma jovem de paróquia de Linda a Velha, o GASPC, Mergulhos com Deus e ainda esteve representado com dois jovens o grupo italiano-Passio on the road.
Ao longo do fim de semana foram várias as atividades realizadas com o objetivo de os jovens viajarem pela vida de São Gabriel. A festa iniciou, na sexta à noite, com um concerto da Banda da Paróquia. Este momento coincidiu com a programação alargada da Semana Santa organizada pelo grupo Gólgota e foi um momento de convívio, boa música e alegria vivido em comunidade.
O sábado teve como ponto de partida o “Connected”, atividade dinamizada pelos responsáveis Humberto e Luís, com o objetivo de conectar todos os participantes de forma a se conhecerem para melhor viverem o fim de semana. Seguiu-se atividades de teambuilding e um almoço partilhado. Na parte da tarde, os participantes entraram mais a fundo na descoberta da vida do nosso santo através de um peddypapper pela cidade de Santa Maria da Feira. No final da tarde, os jovens foram presenteados com a atuação do projeto CLEO, da Rosto Solidário que apresentou o musical “Raise your voice”.
A noite prosseguiu com a segunda edição do Talk-show baseado no tema da festa: “Maria levantou-se e partiu apressadamente”. Contou com os convidados: Carolina Rebelo (JuvePassio), Filipa Maciel (GASPC), Chefe Artur (Escuteiros) e Paulo Costa (Professor de EMRC).
A tradicional eucaristia dos jovens foi o pontapé de saída da programação de domingo que terminou com o XXXI Sarau São Gabriel. O sarau contou com diversas atuações, das quais o Gólgota Juvenil se sagrou o vencedor na categoria de Melhor Grupo.
Gabriel, apesar de todos os obstáculos na sua vida, foi um grande devoto de Nossa Senhora das Dores e mesmo morrendo muito cedo conseguiu deixar as suas vivências como exemplo para todos. O santo do sorriso é padroeiro da juventude passionista e padroeiro da juventude italiana e é através do seu testemunho que estes jovens querem continuar a contagiar a sua fé, agora rumo às Jornadas Mundiais da Juventude, em Lisboa.