No início de julho decorreu o Encontro de Postulantes e Formadores da Província MAPRAES na comunidade Passionista do Monte Argentário em Itália. De Portugal participaram o postulante Tiago e o seu diretor P. Francisco Oliveira, juntamente com mais três postulantes italianos e os seus formadores.
Este encontro foi uma oportunidade bastante importante para diminuir a distância geográfica e estabelecer laços de união e fraternidade entre todos os postulantes de Itália e Portugal. Para além disso, no Monte Argentário residem três noviços que irão realizar a sua primeira profissão religiosa em setembro próximo. O noviciado é a etapa a seguir ao postulantado. Por isso, os postulantes para além de poderem estar todos juntos, puderam também conviver, ver e conhecer aquilo que será a etapa seguinte da formação à vida religiosa passionista. Assim, durante estes dias, aos quatro postulantes juntaram-se os três noviços ao redor de uma bela paisagem que não deixa ninguém indiferente no Monte Argentário.
Foram dias vividos no calor de julho com uma temperatura agradável que possibilitou caminhadas, praia, conhecer o Monte Argentário, a comunidade de S. José, a eremita de S. António onde S. Paulo da Cruz iniciou o processo de vida Passionista, a Scala Santa, a Casa Geral dos Passionistas em Roma e alguns locais onde S. Paulo da Cruz marcou presença.
Depois de um ano de estudo e trabalho, estes dias tiveram um sabor diferente, vividos num ambiente de jovialidade, de harmonia e boa disposição marcados pelos passos de S. Paulo da Cruz. Tudo isto, também acompanhado por uma boa confraternização à mesa e da oportunidade de provar a tão conhecida pasta italiana.
Apesar da distância geográfica que os separa, é nesta fraternidade em união na oração que todos se tornam próximos, no carisma do fundador, na Paixão de Cristo e no amor de Deus. Seguir Cristo e os passos de S. Paulo da Cruz, pode implicar deixar alguma coisa na vida pessoal de cada um a que estão acostumados mas, por outro lado, ganham e preenchem as suas vidas. Ganham um amor sem medida Daquele que os criou. Parafraseando Ermes Ronchi, “Seguir Cristo não é um discurso de sacrifício, mas de multiplicação de vida: deixar tudo, mas para ter tudo”.
São eles, postulantes e noviços, companheiros da mesma missão na congregação da Paixão de Jesus Cristo que irão dar continuidade ao trabalho e ensinamentos do fundador. Rezemos por eles e por todas as vocações, especialmente as da vida religiosa Passionista.