Domingo, dia 23 de outubro, teve lugar, às 9h30, na igreja dos Missionários Passionistas de Barroselas, a Eucaristia Solene em honra de S. Paulo da Cruz: a grande Celebração Litúrgica Comemorativa do 50º Aniversário do Grupo S. Paulo da Cruz.
Toda a celebração foi verdadeiramente de “Dia de Festa”. Houve Entrada Solene, organizada pelo Grupo De Acólitos S. Paulo da Cruz, que esteve impecável durante toda a celebração, orientado pelo seu responsável, o P. Nuno Ventura. No momento de «ação de graças», o Grupo de Acólitos S. Paulo da Cruz realizou uma linda e apropriada simbologia – de sua própria autoria – procurando integrar o Grupo S. Paulo da Cruz numa teia harmoniosa, urdida cuidadosamente por todos os elementos que constituíram e constituem este «GRUPO» de cariz recreativo, cultural religioso e social.
Presidiu à celebração e tomou a palavra à hora da homilia o P. Bruno Dinis. Concelebraram os padres Fernando Ferreira e Nuno Ventura. O P. Bruno salientou o sentido e o alcance da missão, tanto no que se refere a todo o cristão, como aos missionários que especificamente desenvolvem a sua ação em terras ‘ditas’ de missão. Seguidamente destacou a figura ímpar de S. Paulo da Cruz: a sua vida interior e toda ação desenvolvida no mundo e na Igreja, através da Congregação que ele fundou – a “Congregação de Paixão”.
Participaram na celebração: um grande número de fiéis e a quase totalidade dos elementos do Grupo S. Paulo da Cruz. São dignas de menção, a presença do Vice-Presidente da Câmara de Viana do Castelo, Vítor Lemos, e os representantes de cada um dos Sectores do Grupo S. Paulo da Cruz.
Já a terminar a celebração, o P. Bruno Dinis apelou ao empenho de todos e ao trabalho a levar por diante, procurando ‘fazer’ cada vez melhor. Ele, por via das novas funções a exercer na Congregação Passionista, a que o chamaram os seus Superiores, deixará esta Comunidade Passionista de Barroselas, passando a integrar a Comunidade Passionista de Santa Maria da Feira. Ao despedir-se, anunciou como futuro Presidente do Grupo S. Paulo da Cruz, o P. Nuno Ventura, já a residir nesta Comunidade dos Missionários Passionistas de Barroselas e sobejamente conhecido de todos. É com ele, apoiados na sua disponibilidade, competência e juventude, que vamos continuar a dar “o nosso melhor”.
Finalmente, o Grupo Coral S. Paulo da Cruz, com a colaboração de um “dueto” de instrumentos de sopro e a participação de toda a assembleia litúrgica, cantaram o Hino do Grupo S. Paulo da Cruz, composto para as comemorações do 50º Aniversário do Grupo pelo maestro da Banda Escuteiros, Álvaro Sousa. Terminado o canto, foi o aplauso geral! Toda a Eucaristia, aliás, foi abrilhantada com o belo canto litúrgico, pelo Grupo Coral S. Paulo da Cruz, que, com a colaboração do P. Fernando, que fez de maestro, e a Cecília Azevedo, orientadora do mesmo Grupo Coral S. Paulo da Cruz e que foi a organista, apresentaram um ‘rico e artístico’ repertório de cânticos litúrgicos, alguns deles da autoria da Irmã Passionista brasileira, Méria T. Kolling.
Foi um dia verdadeiramente celebrativo e feliz! «Bem-haja» a todos: celebrantes, ‘atores’ e participantes! Não foi propriamente um espetáculo; mas foi, isso sim, uma celebração litúrgica digna de ser vivida!