Seminário da Santa Cruz dos Missionários Passionistas
Avenida Fortunato Meneres, 47
Santa Maria da Feira, Portugal
Follow us

Evangelizar com Arte: a Via Sacra encenada em Barroselas

“Eis aqui o Homem”: mais uma vez, escutamos o eco da imponência desta aclamação que despoleta um brado de confusão, gritos e suspiros. O som da matraca, o choro das mulheres, o clamor de Cristo na cruz e a derrocada do sepulcro inundaram, também neste ano de 2025, as ruas da vila de Barroselas e, consequentemente, as vias dos nossos corações.

Na passada sexta-feira santa, dia 18 de abril, mais de 50 atores deram vida e trouxeram às nossas ruas os últimos momentos da vida de Cristo, interpretando de forma soberba o julgamento de Jesus no pretório de Pôncio Pilatos, o caminho do calvário no qual se manifestam várias personagens bíblicas na defesa da inocência de Cristo, a crucifixão e a ressurreição de Jesus como culmine glorioso e esperançoso do caminho doloroso feito até aí.

Como já vem sendo tradição há vários anos, o Grupo São Paulo com o apoio da Câmara Municipal de Viana do Castelo e da Junta da união de freguesias de Barroselas e Carvoeiro, comprometeu-se a dinamizar esta atividade cultural e religiosa que tanto enriquece a nossa região. Com atores de diversas freguesias, com vários meses de ensaios, com imenso empenho, dedicação e paciência e fazendo frente a tantas adversidades, seja técnicas, seja atmosféricas, a missão de evangelizar através da cultura cumpriu-se na disponibilidade, entrega e ousadia de cada um daqueles que participou ativa ou passivamente nesta representação.

Apesar de se tratar de um grupo de teatro amador, a experiência e profundidade das atuações e cenografias faz-se notar, trazendo Jesus, Maria, Pilatos, Caifás, Maria Madalena, …, para as ruas da nossa pequena Barroselas. Nisto se vê a chieira do nosso povo em querer fazer e fazer sempre mais e melhor, apesar da recetividade que possa ou não ter. E por isso, obviamente, o Grupo São Paulo não parará por aqui, pois há sempre mais pela frente, há mais para crescer e evoluir. Há mais para sonhar, para esperar e para cumprir.

João Rebelo