Seminário da Santa Cruz dos Missionários Passionistas
Avenida Fortunato Meneres, 47
Santa Maria da Feira, Portugal
Follow us

Mensagem de Natal Superior Provincial

“Havia naquela região uns pastores que viviam nos campos e guardavam de noite os rebanhos. O anjo do Senhor aproximou-se deles e a glória do Senhor cercou-os de luz…, disse-lhes o anjo: Não temais porque vos anuncio uma grande alegria, que o será para todo o povo: Nasceu-vos hoje, na cidade de David, um Salvador, que é Cristo o Senhor. Isto vos servirá de sinal: encontrareis um Menino recém-nascido, envolto em panos e deitado numa manjedoura” (Lc 2, 8-12).

É assim o nosso Deus, o mais pequenino de todos, o mais pobre de todos, o mais indefeso. A única visita àquele Menino, “envolto em panos e deitado numa manjedoura” só podia ser de pobres pastores, como nos relata S. Lucas. Um grupo de pastores, cheirando a suor e a lã, mas com um coração cheio de ternura e que mesmo durante a noite são capazes de ver o Deus Encarnado naquele Menino: “deitado na manjedoura”. Só eles seriam capazes de se deslocar “apressadamente”, para ver e adorar aquele Menino como nos diz S. Lucas. São assim os simples, os humildes, os pobres, como Maria, José e os pastores: “Os pastores dirigiram-se apressadamente para Belém e encontraram Maria, José e o Menino deitado na manjedoura” (Lc. 2, 16). Deus recomeçou a partir deles, dos mais pequenos, dos mais pobres. Adoram-no, como só os pobres sabem e podem adorar as coisas simples e pequenas. Aqueles olhinhos são os olhos de Deus, as suas mãozinhas que se estendem, são as mãozinhas de Deus que se estendem para eles. É à volta daquele berço tão pobre, duma “manjedoura”, que o mundo novo recomeça. Tudo muda com este Menino que nasceu para nós.

Deus entra no mundo a partir do ponto mais baixo para que mais ninguém fique abaixo Dele, ninguém deixe de ser alcançado pelo seu braço. Que eu me deixe tocar por Ele!

“Maria é aquela que sabe transformar um curral de animais na casa de JESUS, com uns pobres paninhos e uma montanha de ternura” (Papa Francisco).

O Natal convida-nos também a fazermos do nosso coração a casa de Jesus sabendo acolher e semear, a mãos cheias, essa ternura de Deus, semear ternura, estender os braços para abraçar o irmão, seja ele quem for, sem vaidades, nem grandezas, com a simplicidade deste Menino que nasceu para nós.

Um Santo e feliz Natal para cada um dos Religiosos, para os seus pais e familiares e para toda a Família Passionista.

Santa Maria da Feira, 23 de Dezembro de 2014
P. Laureano Alves Pereira
Superior Provincial