O segundo dia do Capítulo começou com a Celebração Eucarística, presidida pelo padre Luigi Vaninetti. Com ele, para além do padre Nuno Ventura, concelebrou também o padre José Queirós que, neste dia, celebrou o 59º aniversário de Ordenação Sacerdotal.
Na Missa foram também recordados todos os Irmãos da Província falecidos durante este último mandato. Reconhecendo a sua história, os recordamos.
Sucessivamente, começaram os trabalhos na Aula Capitular. Depois da oração de Invocação do Espírito Santo, foi apresentada pelo Ecónomo Provincial, padre Vincenzo Fabri, a primeira parte do seu Relatório. A seguir, os Capitulares discutiram alguns argumentos económicos precedentemente evidenciados. Os temas principais foram:
Esclarecimento sobre a economio local; a alienação dos conventos fechados; o modelo económico provincial; os contratos de fornecimento energético e gestão do pessoal a nível provincial; a economia em Angola; os ecónomos de Área; o confronto com a situação económica de outros Institutos religiosos; as competências e a formação do Ecónomo local; a possível doação dos bens; a distribuição das responsabilidades do economato a figuras externas.
Depois da pausa a meio da manhã, à segunda parte do Relatório Económico, seguiu-se novamente a discussão na Aula. Os novos temas enfretados foram:
As enfermarias; a planificação a longo prazo; os empréstimos bancários; os Ofícios específicos para a Administração e a Economia; a sustentabilidade económica das grandes estruturas.
A sessão da tarde deste segundo dia, recomeçou com ulteriores clarificações no que diz respeito ao Relatório Económico Provincial. Em particular, a discussão foi sobre:
O destino das estruturas para a Pastoral Juvenil; as perspetivas para as casas de Retiros; o excesso de estruturas.
Depois destas últimas questões de carácter económico, a parte final da tarde foi dedicada à apresentação do Plano de Requalificação Carismático, exposto pelo padre Matteo Piccioni. Depois desta, segui-se a habitual discussão. Os pontos tocados foram:
Os critérios de escolha de investimento; as estratégias de requalificação e sustentabilidade; as considerações sobre as escolhas ligadas ao Carisma; a reflexão dobre os Leigos e a Família Carismática.
Os trabalhos deste segundo dia capitular concluiram-se com a intervenção do Padre Geral que convidou os membros do Capítulo a dedicar um momento à meditação e À reflexão pessoal antes da oração comunitária vespertina.
