Visita à Casa dos Pobres

No passado domingo, dia 11 de abril, o grupo de Voluntariado Passionista regressou à Casa dos Pobres em Coimbra, para celebrar com os nossos avós de coração a Páscoa de Jesus Ressuscitado.

Partimos do seminário Passionista de Santa Maria da Feira, por volta das 13h, em direção à casa que sempre nos acolhe de coração aberto. Com todos os cuidados necessários, e equipamentos de proteção, entrámos de sorriso aberto. Mesmo sabendo que, devido às circunstâncias, o sorriso não é visível, acreditamos que sorrimos igualmente com o coração tentando sempre animar a malta “jovem” que lá habita! Digo jovem, porque em muito são semelhantes com jovens, não em idade, mas na vontade de viver! Todos se agarram a um pedacinho de alma que partilhamos, com vontade de sorrir novamente, com vontade de sonhar e se divertirem.

Durante a eucaristia cantamos e rezamos todos juntos como uma comunidade e como uma família. Foi oferecido a cada voluntário um girassol feito à mão pelos idosos, que simbolizava a celebração da Páscoa onde em cada pétala representava um idoso. Aos idosos foi oferecido um coração, podendo ser interpretado como um abraço recheado de amor.

Em tempos de pandemia, são muitos os que se sentem sós; são muitos os que acreditam que estão abandonados. Esta visita devolveu esperança não só aos avós da Casa dos Pobres, mas também a todos os voluntários que beneficiaram da companhia dos idosos. Esperança de um tempo normal, onde abraços e beijos sejam distribuídos à fartura, onde podemos dançar, tocar e exprimir afeto sem restrições.

Acreditamos que quem ganhou mais deste encontro fomos nós. Apesar de saber que sentíamos falta deles, só soubemos com certeza quando nos fomos embora e vimos o adeus emocionado, tanto da equipa, como dos idosos. Deixamos lá o nosso coração, o nosso amor e a nossa alma. E trouxemos memórias felizes, alegria e paz connosco.

Fica a saudade, que tanto é cantada pelas ruas de Coimbra, e a certeza que voltaremos a estar juntos!

Pelo Voluntariado Passionista,
Joana Gomes

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on print
Print
Share on email
Email

Leave a Comment