Voluntariado Passionista ao sabor da Ria de Aveiro

No passado sábado, dia 20 de Julho, o Voluntariado Passionista assinalou simbolicamente o final de mais um ano de trabalho num passeio de Moliceiro pela ria de Aveiro.

Com saída pela fresca da manhã no Cais do Bico, Murtosa, o grupo teve a oportunidade de navegar a bordo do Moliceiro, numa viagem pela fauna, flora e sabores da Laguna.

Com a orientação a cargo do mestre timoneiro Manuel e da Bióloga Verónica, a viagem permitiu a observação dos flamingos, das gaivotas e das garças cinzentas que, há longos anos, fazem da ria o seu habitat de eleição. Com a passagem pela ilha da testada, o avistamento do Monte Farinha e do Farol de Aveiro, os voluntários, descalços sobre uma ilha da Laguna, foram desafiados numa viagem sensorial à apanha do moliço, do berbigão, do lingueirão, mas também da salicórnia no seu estado mais puro.

Ouviu-se contar a história das gentes que habitaram a ria e que, com o seu saber ancestral e labor, de pés descalços, dela souberam obter o alimento de cada dia, extraindo o sustento sem deixar de a nutrir.

Experiências como estas, pela história e pela natureza que nos é oferecida, relembram como é bela a dádiva da criação, sobretudo quando disfrutada com sabedoria e na companhia dos bons amigos que connosco compartilham o caminho.

Após uma manhã muito imersiva, com direito a chuva mas também ao despontar do sol quente, o grupo regressou a casa, na certeza de que há muito trabalho para fazer, mas que com alegria, dedicação e união nada é impossível.

 

Facebook
Twitter
WhatsApp
Print
Email

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *