No passado dia 13 de junho, o Voluntariado Passionista convidou toda a comunidade a participar na Eucaristia em Ação de Graças pelos Benfeitores da Missão Passionista em Angola e em memória do P. Manuel e P. Querubim, que dedicaram as suas vidas a Deus junto dos mais pobres e fundaram as comunidades da Missão Passionista em Angola: Uíge, Calumbo e Huambo.
Na Eucaristia, o Pe. Nuno Almeida, missionário em Calumbo há 14 anos, interpelou todos os presentes à reflexão sobre o dom da vida, convidando a um olhar interior sobre as decisões individuais de cada um: onde depositamos os nossos tesouros e também as nossas fragilidades? Onde colocamos a nossa confiança?
A exemplo P. Manuel e P. Querubim, somos todos convidados a dar a nossa vida e a ver para além daquilo que os nossos olhos alcançam. Dizia o Pe. Nuno: procuremos dar aquilo que queremos reter, pois só assim abriremos espaço para a ação de Deus e descobriremos a beleza de uma vida nova.
Animados pela Eucaristia e ao ritmo do tambula africano, o Grupo convidou os benfeitores da Missão Passionista em Angola para um jantar em missão. Com alegria, reunimos cerca de 80 benfeitores que, generosamente, se juntaram a esta iniciativa, numa oportunidade de partilha, de reencontro e de união por uma causa maior: o bem comum.
No jantar, o P. Nuno dedicou algumas palavras sobre o que é ser Missionário em Angola, em especial sobre as dificuldades sentidas pela população local e os projetos desenvolvidos pelos Passionistas, destacando, em Calumbo, as sopas nutritivas e a alfabetização de mulheres e crianças.
Ilustrada a realidade através de um vídeo sobre a Missão de Huambo, onde atualmente se encontra o P. Martinho, sob o olhar atento dos benfeitores foi lançada a semente para a construção de uma escola que permitirá o acesso ao ensino numa comunidade muito carente em todas as dimensões (social, educacional e no acesso à saúde).
Em nome dos Passionistas e do Voluntariado Passionista, queremos dedicar um sincero e pessoal agradecimento a todos os benfeitores, aos presentes, aos que nos apoiam há largos anos e aos que Deus vai colocando no nosso caminho, pois esta missão só é possível devido à generosidade de tantas pessoas que confiam na causa Passionista e alimentam a chama da Missão na construção de um mundo mais justo.
Caminhamos juntos em Missão!
